Bombeiro de Valença com queimaduras graves durante combate a incêndio

Bombeiro de Valença com queimaduras graves durante combate a incêndio
| Norte
Porto Canal

Um bombeiro da corporação de voluntários de Valença foi hoje transferido para o hospital de Braga com queimaduras graves, depois de atingido por uma "reviravolta do fogo", confirmou à Lusa o presidente da direção daquela corporação.

"Ao tentar retirar a viatura foi envolvido nas chamas, numa reviravolta do fogo provocada pelo vento. Foi entretanto evacuado para o hospital de Braga, queimado com alguma gravidade", explicou Luís Brandão Coelho, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença.

O bombeiro ferido, de cerca de 50 anos, integrava uma equipa de 16 homens que ao início da tarde de hoje combatia as chamas na freguesia de Sanfins, naquele concelho, assumindo a função de motorista do Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) que se encontrava no local e que também foi atingido pelas chamas.

Trata-se de um elemento com "muita experiência" e que é voluntário desde 1987, precisou o responsável, admitindo que este caso afeta "psicologicamente" os restantes elementos daquela corporação.

"Ver um companheiro a ser apanhado pelas chamas e a ficar maltratado deixa toda a gente bastante deprimida e um pouco frustrada, por esta situação resultar da ação de fogos que, reconhece-se, não têm causas naturais. Por isso, é muito frustrante, depois do esforço que se faz, acabar por se ser vítima desta forma", criticou Luís Brandão Coelho.

+ notícias: Norte

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.

Javali à solta em Matosinhos

Tem menos de dez segundos mas é um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais. Um animal com as semelhanças de um javali foi filmado na passada quinta-feira à noite em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.