Centro deteção precoce de VIH fez 502 testes desde março no Porto - 4 positivos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 ago (Lusa) -- O Centro de Deteção Precoce do VIH/SIDA da Associação Abraço, no Porto, realizou desde março um total de 502 testes, a maioria a estudantes (71%), quatro dos quais deram positivo, disse hoje à Lusa a coordenadora do projeto.

O Projeto +ABRAÇO consiste na realização de testes rápidos para o VIH com o devido aconselhamento pré e pós testes seguindo as linhas de recomendação da European Centre for Disease Prevention and Control bem como da Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA.

A maioria das pessoas que entre março e 23 de agosto realizou este teste de deteção precoce do VIH são mulheres (61%) e a média de idades ronda os 26 anos. Os quatro casos positivos detetados são homens e foram encaminhados para acompanhamento médico.

O teste é gratuito e qualquer pessoa pode recorrer ao centro para o realizar.

Segundo Cristina Sousa, a análise aos dados recolhidos revela que apenas 26% dos jovens usa sempre preservativo no sexo vaginal, 17% afirma que nunca usa proteção aquando da relação sexual e 2% considera que não é aplicável o uso do preservativo no sexo vaginal.

Revelam ainda que a maioria (55%) dos jovens portugueses usa "às vezes" preservativo no sexo vaginal, nunca usa (64%) no sexo oral e 64% considera que não é aplicável o uso do preservativo no sexo anal.

Com este projeto, a Associação Abraço pretende possibilitar à população o conhecimento do seu estado serológico, o aumento do conhecimento sobre comportamentos de risco e respetivos meios preventivos através da realização de aconselhamento pré e pós teste, o que permitirá a redução de novos casos de infeção VIH, diminuição da propagação da doença, acesso atempado aos cuidados de saúde especializados e por conseguinte a diminuição de mortes relacionadas com a doença.

Segundo a Abraço, existem 42 mil portugueses infetados pelo VIH/SIDA.

O projeto +Abraço - Centro de Deteção Precoce do VIH/SIDA será oficialmente inaugurado sexta-feira, às 17:00, na Rua Damião de Góis, no Porto.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.