Eduardo Vítor (PS) quer recuperar cooperativas de habitação em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 29 ago (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, propôs hoje um novo modelo de habitação municipal que apoie, a partir de 2014, o cooperativismo habitacional e a autoconstrução em lotes, cedidos pela autarquia a jovens casais.

Para dar resposta às necessidades das classes médias, que vivem "em situação de equilíbrio instável", e sem esquecer a prioridade dada "aos mais desfavorecidos", a candidatura socialista apresentou um novo modelo de habitação municipal que visa promover a aquisição de propriedade.

Eduardo Vítor Rodrigues quer, por um lado, recuperar o cooperativismo de habitação "sobretudo vocacionado para a aquisição de habitação, construída ou por construir, em regime cooperativo", levando as juntas de freguesia a "participar ativamente na criação de cooperativa".

Num segundo eixo do novo modelo está o apoio à autoconstrução, através da cedência de lotes da câmara e de licenciamentos gratuitos, com oferta de projeto feito por jovens arquitetos de Gaia.

Nos lotes serão construídas "casas bifamiliares", sendo dada preferência a "casais jovens", assinalou o candidato segundo o qual esta medida permitirá uma "redução de quase 40% do valor da habitação", tornando-se mais fácil o acesso ao crédito.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, "mais do que bairros sociais em zonas periféricas", o objetivo é "distribuir pelo concelho uma política de cooperativismo e uma de autoconstrução" que representam dois eixos de "reforço da economia social no domínio da habitação".

Ainda ao nível habitacional, o PS Gaia defende, entre outras propostas, uma reavaliação global das rendas, a diminuição das faturas da água através da redução das taxas de resíduos sólidos, a instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios da autarquia e empreendimentos sociais para redução da fatura da luz, a criação de um gabinete de apoio a famílias sobre-endividadas, o lançamento de um programa de apoio ao arrendamento para famílias jovens, a criação de espaços de negócios nos bairros sociais e a construção de uma casa de abrigo a vítimas de violência doméstica.

O socialista defende ainda que seja nomeado, em sessenta dias, o cargo de Provedor de Cidadão, sob a dependência direta do presidente e com poder de propor iniciativas concretas a todos os pelouros.

Além Eduardo Vítor Rodrigues, pelo PS, estão na corrida autárquica em Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mensagem de Ano Novo: Marcelo pede mais saúde, habitação, justiça, tolerância e concordância

O Presidente da República manifestou o desejo de que 2026 seja um ano com mais saúde, educação, habitação, justiça, tolerância e concordância em Portugal, com ainda mais emprego e menos pobreza.

Mensagem de Ano Novo: PSD realça relação de Marcelo com portugueses e CDS elogia “farol de responsabilidade”

PSD e CDS saudaram a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiando a sua relação com os portugueses e os alertas que deixou sobre o futuro.

Mensagem de Ano Novo: Esquerda preocupada com saúde e habitação pede "mudança de rumo"

Os partidos de esquerda manifestaram-se preocupados com a "degradação dos serviços públicos", nomeadamente no acesso à saúde e com a crise da habitação, e pediram uma "mudança de rumo" para o país.