BE recomenda ao Governo anulação da subconcessão da STCP e contratação de motoristas

| Política
Porto Canal / Agências
Porto, 10 jul (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje ter apresentado na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para a anulação da subconcessão e a contratação de 120 motoristas para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

No texto que apresentou no parlamento, o BE afirma que "a empresa pública de transportes coletivos do Porto tem vindo a assumir práticas que desrespeitam os trabalhadores e utentes", sendo que "o nível de incumprimento dos horários dos autocarros tem vindo a ser deteriorado" e "o tempo de espera na generalidade das linhas é superior a meia hora e em algumas a uma hora".

O BE pretende que o Governo "anule o contrato de subconcessão dos STCP ao consórcio TMB/Moventis", que venceu o concurso público internacional, lançado em agosto do ano passado.

O Bloco quer também que o Governo "desencadeie os procedimentos com vista à contratação imediata de 120 motoristas para garantir o cumprimento de horários" e que "tome medidas que garantam condições de segurança a todos os trabalhadores da STCP".

Na informação enviada hoje à Lusa, o BE acrescenta que este projeto de resolução será debatido em Comissão na próxima semana e votado em sessão plenária no dia 22.

"Em três anos, a STCP perdeu 30 milhões de passageiros", advertem os deputados do BE, que consideram que "a degradação da empresa corresponde ao objetivo de "criar o ambiente favorável à aceitação da concessão a privados, semeando a insatisfação entre os utentes e emagrecendo a empresa para uma futura eliminação de linhas".

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Livre aprova grupo de trabalho sobre primárias e quer referendo à regionalização em 2026

O 14.º Congresso do Livre aprovou este domingo 21 das 25 moções específicas apresentadas aos congressistas, que incluem a criação de um grupo de trabalho para melhorar o processo de primárias e um referendo nacional sobre a regionalização em 2026.

Rui Rocha rejeita apoio a Costa para cargo a Europa e critica proposta do PS e da AD

O presidente da IL afirmou que o partido recusa apoiar António Costa para um cargo europeu por não ter uma visão reformista e criticou propostas dos cabeças de lista do PS e AD às europeias.

Catorze candidaturas começam este domingo campanha eleitoral na Madeira

A campanha eleitoral das eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira começa este domingo, envolvendo as 14 candidaturas que vão a votos em 26 de maio.Segundo os orçamentos consultados pela Lusa, as 14 candidaturas (13 partidos únicos e uma coligação de dois partidos) preveem gastar um total de 949.678,34 euros na campanha que irá decorrer até dia 24.