Joana Cunha conquista prata em -57 kg do taekwondo das Universíadas

| Desporto
Porto Canal / Agências
Gwangju, Coreia do Sul, 09 jul (Lusa) - Joana Cunha conquistou hoje a medalha de prata na categoria de -57 kg do taekwondo das Universíadas, no segundo pódio português em Gwangju, Coreia do Sul.

Depois do bronze da ginasta Filipa Martins na trave, Joana Cunha apenas foi afastada do ouro pela sul-coreana Sohee Kim, campeã do Mundo em 2013.

A atleta portuguesa começou por vencer a sérvia Aleksandra Radmilovic por 3-1, impondo-se seguidamente por 3-0 à australiana Louise Frayne.

O terceiro combate foi mais exigente frente à húngara Edina Kotsis da Hungria (n.º 20 do 'ranking' olímpico, bronze mundial 2015 e bronze Mundial Universitário 2014), a quem bateu por 6-2.

Mais equilibrado o êxito nas meias-finais, por 3-2, frente à sueca Nikita Glasnovic, a quinta do 'ranking' olímpico, bronze Jogos Europeus 2015 de Baku e igual metal nos Europeus de 2014.

Na final, Joana Cunha foi batida por 6-0 frente à nona atleta da hierarquia olímpica e que foi campeã do Mundo em 2013, um ano apos ter sido bronze no Mundial universitário.

A aluna do Instituto Politécnico do Porto e atleta do Clube Lobos Negros alcançou assim um feito inédito na história da modalidade em Portugal, ao conquistar a primeira medalha do taekwondo em Universíadas.

Nuno Costa (-68 kg) venceu o filipino Juan Paolo Cipriano por gap pontual 13-1, mas depois foi afastado pelo russo Minin Viacheslav, n.º 48 olímpico e campeão europeu júnior em 2013.

RBA // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Internacional português de râguebi morre aos 22 anos num acidente de viação

O internacional português de râguebi Pierre-Mathieu Fernandes morreu este sábado em França, aos 22 anos, vítima de acidente de viação, informou o seu clube, em comunicado, informação confirmada momentos depois pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.