PS exige explicações sobre dados dos salários apresentados ao FMI

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 28 ago (Lusa) -- O líder parlamentar do Partido Socialista anunciou hoje que vai exigir que o primeiro-ministro esclareça "o mais rapidamente possível" se os dados disponibilizados ao FMI sobre a evolução dos salários em Portugal foram ou não falseados.

O Jornal de Negócios avança hoje que o FMI publicou gráficos para retratar a evolução dos salários em Portugal e defender a importância de mais cortes no setor privado que têm por base dados deturpados.

"A ser verdade, a confirmar-se, é de uma gravidade extrema porque impor sacrifícios com base em contas falsas é de facto absolutamente inaceitável", afirmou o socialista Carlos Zorrinho, em declarações à Lusa.

Assim, "o PS exige que o primeiro-ministro esclareça o mais rapidamente possível essa questão", frisou.

Segundo o Jornal de Negócios, a base de dados usada não contabiliza milhares de observações que davam conta de um aumento significativo do número de reduções salariais em Portugal no ano passado.

A instituição internacional, diz o Negócios, já sabe do problema, tendo explicado que se limitou a usar informação fornecida pelo executivo.

PM/PMC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.