Venda do Atlântida está nas mãos do Governo -- administrador dos Estaleiros de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 mai (Lusa) - O presidente do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) disse hoje que a venda do ferryboat Atlântida, rejeitando em 2009 pelos Açores, está nas mãos do Governo.

"O Governo é que decide. Eu não sou Governo", afirmou Jorge Camões, questionado sobre a prevista venda do navio em concurso público internacional, conforme foi anunciado há mais de um mês pelo ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.

O administrador daquela empresa pública garante que o lançamento desse concurso acontecerá "logo que o Governo decida", mas sem perspetivar prazos ou condições para o negócio.

Os ENVC são detidos a 100% pela Empordef e aquela holding pública das indústrias de defesa entregou, já este ano, uma participação na Procuradoria-Geral da República alegando dúvidas na argumentação utilizada pela Atlânticoline, dos Açores, para rescindir, em 2009, o contrato com os estaleiros.

A Empordef aponta "várias dúvidas" nas justificações que aquela empresa pública utilizou para recusar o navio, que passaram pelo não cumprimento dos requisitos contratuais, nomeadamente de velocidade.

A rescisão do contrato relativo ao Atlântida, ferryboat que já se encontrava concluído na altura, representou um prejuízo para os ENVC superior a 40 milhões de euros.

Quatro anos depois, o navio continua sem ter destino, estando ancorado na Base Naval do Alfeite.

Em novembro de 2012 o ministro da Defesa anunciou que estava a ser preparado um dossiê "para verificar e apurar as responsabilidades" deste processo.

"Não compreendo como se continua a rejeitar a utilização deste navio", afirmou José Pedro Aguiar-Branco no Parlamento, durante o debate do Orçamento na especialidade.

Na mesma ocasião, fonte do ministério da Defesa Nacional confirmou estar a averiguar "um conjunto de passos processuais" tomados no âmbito desta decisão, e se foi "salvaguardado o interesse público".

No final de 2009, ENVC e Atlânticoline, ambas empresas totalmente públicas, chegaram a um acordo prevendo que os estaleiros pagariam 40 milhões de euros e ficavam com o Atlântida e com o Anticiclone, - o segundo ferryboat encomendado pelo Governo dos Açores e cuja construção ainda estava numa fase inicial.

Entretanto, em novembro de 2012, o presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, revelou que aquela empresa, que assegura as ligações marítimas no arquipélago, processou judicialmente os ENVC exigindo o pagamento de uma dívida de 7,9 milhões de euros referentes a este acordo.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.