Henrique Neto diz que se PS não apoiar nenhum dos candidatos a Belém "aumenta a verdade"

| Política
Porto Canal / Agências
Matosinhos, Porto, 04 jul (Lusa) -- O candidato à Presidência da República Henrique Neto afirmou hoje que se o PS decidir não apoiar nenhum dos candidatos da sua família política "aumenta a verdade" porque "não é bonito quando o processo é viciado por acordos prévios".

Perante a hipótese de Maria de Belém também avançar com uma candidatura às presidenciais, o presidente do PS, Carlos César, admitiu, quinta-feira, em entrevista à Antena 1, a possibilidade de o partido não apoiar nenhum dos candidatos da área socialista a Belém.

"Aumenta a verdade do PS, é um facto. Para a escolha do secretário-geral houve primárias, que melhoraram muito a verdade da escolha interna e a legitimidade do António Costa é maior por isso. Para a Presidência da República, a candidatura resulta da decisão de uma pessoa. Quando esse processo é viciado por acordos prévios, não é bonito e não é eficiente do ponto de vista democrático", afirmou Henrique Neto, militante do PS e partido pelo qual já foi deputado, à margem de uma visita a uma feira em Matosinhos.

O empresário da Marinha Grande, que apresentou a intenção de se candidatar à Presidência da República em março, insistiu que "se o PS chegar a essa conclusão, é bom que se faça, porque é correto".

"Não sei se é melhor ou pior para mim, não faço ideia, mas é bom que se faça porque é correto fazer-se. Como é natural nestas coisas muita gente no PS não concordou com o candidato que o partido escolheu, porque a legitimidade para o fazer foi de o secretário-geral aparentemente ter engraçado com a cara dele", sublinhou, numa referência ao candidato Sampaio da Nóvoa, que até agora apenas conta com o apoio oficial do Livre/Tempo de Avançar.

Henrique Neto falava aos jornalistas no âmbito de uma iniciativa de recolha de assinaturas para a sua candidatura e de uma passagem pela feira semanal da Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos, onde a maioria dos feirantes e clientes admitiu não o conhecer.

O candidato desvalorizou este facto referindo que está empenhado em fazer chegar às pessoas as ideias que defende.

"Para resolver o problema de ser mais conhecido, normalmente o que se faz é pôr uns cartazes com a cara do candidato nas paredes, eu tenho preferência por defender ideias, acho que as ideias são mobilizadores, desde que as pessoas as conheçam. Vamos ter que decidir rapidamente como é que vamos fazer isso", afirmou.

Uma das propostas que defende e que pretende fazer chegar aos eleitores relaciona-se com "a necessidade de ter um verdadeiro pré-escolar, com transporte e alimentação para aquele terço das crianças mais excluídas, de famílias mais pobres".

"Portugal deu um grande salto na educação para os dois terços da classe média e classe alta, mas marginalizamos neste processo as crianças das classes mais baixas que vão ao pré-escolar quando vão, que não têm creches, que estão nos bairros de lata, que ficam o dia inteiro a ver televisão mesmo quando há pré-escolar e chegam ao ensino obrigatório completamente excluídas dos outros porque não tem o mesmo desenvolvimento físico e intelectual", referiu.

Defende que é "um projeto que vale a pena" e que por isso irá enviá-lo para os partidos políticos "para lhes perguntar o que querem fazer em relação a esta nossa proposta".

"E eu pergunto-me se é melhor ter a minha cara aí pelas cidades, num cartaz muito grande, que custa muito dinheiro, ou se é melhor fazer campanha por isto", acrescentou.

PM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.