Bombeiros estão a proteger aldeia de Carneiro, em Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 27 ago (Lusa) - Mais de uma centena de operacionais, a maioria bombeiros, apoiados por dois helicópteros, estão a proteger a aldeia de Carneiro, em Amarante, ameaçada, esta tarde, pelo maior incêndio florestal do verão naquele concelho.

De acordo com a proteção civil municipal, às 15:55, o efetivo no terreno estava a montar um perímetro de segurança àquela localidade situada entre as serras do Marão e da Aboboreira.

"A nossa principal preocupação é defender as habitações", disse à Lusa o vereador Hélder Ferreira.

Segundo o autarca, esta é a terceira aldeia a ser ameaçada pelo incêndio, depois de, durante a manhã, as chamas terem estado muito próximas de Murgido e Nogueirinhas.

As duas localidades foram protegidas por um cordão montado pelo dispositivo de combate.

No pico deste fogo florestal, os bombeiros, apoiados por cerca de três dezenas de viaturas, chegaram a combater três frentes, duas das quais entretanto extintas

É a terceira frente que está a ameaçar o perímetro das habitações de Carneiro, no alto da serra, na partilha com o concelho de Baião.

No terreno, os bombeiros estão a ser apoiados pela população local, assinala a proteção civil.

A proteção civil prevê que a frente ativa possa estar dominada dentro de algumas horas.

Hélder Ferreira adianta que este é o maior incêndio do ano nas serras do Marão e da Aboboreira, em Amarante, estando a consumir centenas de hectares, sobretudo zonas de mato.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.