Obama recebe Dilma Rousseff com visita ao monumento a Martin Luther King

| Política
Porto Canal / Agências
Washington, 30 jun (Lusa) -- O Presidente do Estados Unidos, Barack Obama, recebeu, esta segunda-feira, em Washington, a sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, com quem visitou o monumento em homenagem ao defensor dos direitos dos negros Martin Luther King, localizado no centro da cidade.

Rousseff chegou à capital norte-americana, proveniente de Nova Iorque, onde manteve uma reunião com um grupo de empresários, e foi recebida por Obama, que antes de a honrar com um jantar oficial na Casa Branca, a acompanhou até à estátua de granito de nove metros.

"A visita deu aos líderes a oportunidade de refletirem em conjunto sobre o trabalho de King em prol da igualdade e da justiça e contra o racismo e a intolerância", indicou a Casa Branca.

"A visita também sublinha os muitos valores e fortes laços existentes entre os povos do Brasil e dos Estados Unidos", segundo a presidência norte-americana.

Rousseff não é a primeira líder mundial que Obama leva a visitar o monumento, tendo feito o mesmo, em setembro do ano passado, com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Após a visita, seguiu-se o jantar na Casa Branca que também contou com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

A visita de Rousseff a Washington estava inicialmente prevista para outubro de 2013, mas a Presidente brasileira cancelou após as revelações por parte do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, dando conta de que havia sido alvo de espionagem norte-americana.

A crise de confiança, que beliscou a relação bilateral, foi se dirimindo progressivamente, e em especial depois da reunião que Obama e Rousseff mantiveram durante a Cimeira das Américas em abril último, no Panamá, onde realizaram um diálogo "franco" sobre o assunto, de acordo com a Casa Branca.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.