Despesas com parcerias público-privadas aumentaram 65%

Despesas com parcerias público-privadas aumentaram 65%
| País
Porto Canal (DYC e PYR)

Os custos com as parcerias público-privadas dispararam 65% no primeiro trimestre de 2015 e foram as autoestradas que mais contribuíram.

Por dia foram gastos 3,6 milhões de euros com as parcerias rodoviárias contratualizadas entre 2007 e 2010 pelo Governo de Sócrates. Os dados são da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos do Ministério das Finanças. Há um ano e meio que decorrem as negociações com as concessionárias para baixar a despesa, mas nuns casos sem sucesso e outros à espera do aval dos bancos ou do Tribunal de Contas.


Nas restantes parcerias público-privadas (PPP) apenas a da segurança está a crescer, podendo o custo com a Rede de Emergência e Segurança de Portugal baixar 25 milhões de euros. Já a despesa com os hospitais manteve-se igual a 2014, com pagamentos de 93 milhões de euros. Por outro lado, os custos com as parcerias ferroviárias desceu, sendo apenas pagos 2,2 milhões de euros à Metro Sul do Tejo.


As autoestradas representam 76% da despesa total, pelo que o peso destas PPP não conseguem contrabalançar o impacto das parcerias rodoviárias nas contas públicas.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.