Prémio literário de 2 mil euros promove cooperação entre Norte de Portugal e Galiza

| Norte
Porto Canal / Agências
Porto, 11 jun (Lusa) -- A primeira edição do Prémio Literário Nortear, no valor de dois mil euros, foi lançada hoje e decorre até 30 de setembro, para incentivar a criatividade dos jovens escritores da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal.

Esta iniciativa corresponde ao "primeiro ato concreto de cooperação" cultural transfronteiriça, aceita candidaturas dos residentes na Eurorregião "menores de 36 anos" e insere-se num projeto de colaboração mais abrangente que pretende, no futuro, ter "implicações no turismo, no emprego e na economia" das duas regiões, notou Anxo Lourenço, conselheiro da Cultura da Junta da Galiza, na cerimónia de apresentação do prémio que decorreu hoje na Casa Allen, no Porto.

Dedicado a obras originais escritas nas línguas portuguesa e galega, no género de relato curto/conto, o regulamento do galardão prevê, para além do prémio pecuniário de dois mil euros ao vencedor do concurso, "a publicação da proposta criativa ganhadora numa edição portuguesa e noutra em galego", acrescentou Anxo Lourenço.

O diretor regional da Cultura do Norte, António Ponte, destacou na cerimónia de hoje a importância dos projetos em curso de "partilha cultural efetiva entre Portugal e a Galiza", nomeadamente através das "rotas de culturais" e de "visitação" que se pretende criar em torno de três autores portugueses e três galegos com Casas Museu.

"Temos, no Norte, um projeto com apoio de financiamento com unitário de apoio a escritores com Casas-Museu. Esse projeto terá uma versão transfronteiriça, abrangendo, numa primeira fase, três autores portugueses e três galegos. A intenção é, a partir dai, a criação de rotas culturais e, com isso, criar emprego", observou o responsável da Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N), tutelada pela secretaria de Estado da Cultura.

"Pretendemos que os agentes económicos peguem nessa oportunidade para criar valor", destacou.

A realização de exposições e de encontros entre escritores e a partilha de publicações foram também apontados por António Ponte como exemplos da colaboração entre as duas regiões no domínio cultural.

O responsável destacou ser intenção das entidades envolvidas na cooperação que a mesma não se limite "às entidades representativas dos Governos", mas abranja também os municípios, as empresa e a área social.

Maria Geraldes, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal, sublinhou que a cultura é "essencial" para a Eurorregião Norte de Portugal-Galiza, "onde habitam 6,5 milhões de pessoas".

O Prémio Nortear pretende incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na Eurorregião Galiza - Norte de Portugal e aceita candidaturas de jovens entre os 16 e os 36 anos.

Esta edição decorre até ao fim de setembro e, "previsivelmente", a entrega do galardão vai ser feita "na primeira quinzena de dezembro de 2015", adiantou a DRC-N.

"Serão aceites obras originais e inéditas", estipula o regulamento, de acordo com o qual a obra vencedora terá suportados os custos da publicação "de um mínimo de 500 exemplares".

O galardão previsto num Memorando de Entendimento celebrado a 23 de abril entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a DRC-N e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, as entidades que também promovem o prémio literário, numa iniciativa conjunta.

ACG/TZP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.