As medidas do Governo e PS para a Função Pública

As medidas do Governo e PS para a Função Pública
| Política
Porto Canal (RYG)

As propostas do Governo e do PS para os próximos quatro anos envolvem salários, o descongelamento das progressões de carreira e até recompensas de desempenho.

O programa de estabilidade do Estado conta com várias medidas entre elas passar por eliminar os cortes aplicados aos salários brutos acima dos 1500 euros a um ritmo de 20% por ano; criar uma solução para repor de forma “gradual e equitativa” as promoções e progressões na carreira ; abrir um recrutamento “selectivo” para as funções mais qualificadas; e promover mecanismos de recompensa de desempenho que incentivem os técnicos especializados.


Já no programa eleitoral do PS as principais medidas são descongelar as progressões na Função Pública mas só em 2018; a eliminação dos cortes salariais em 2016 e 2017; o regresso ao horário de 35 horas semanais; a reposição dos incentivos aos recursos humanos; e a revisão do regime da “requalificação” favorecendo a mobilidade voluntária dos trabalhadores para outros serviços da Administração Pública com falta de pessoal.

+ notícias: Política

Ventura diz que candidatura de Montenegro abre precedente e “não prestigia a democracia”

O presidente do Chega considerou esta sexta-feira que a candidatura de Luis Montenegro nas próximas legislativas “não prestigia a democracia” e “abre sérias questões de integridade moral, ética e até legal”, e pode “abrir um precedente perigoso”.

Assembleia da República dissolvida na próxima quinta-feira

A Assembleia da República vai ser dissolvida formalmente na quinta-feira, dia 20, estando ainda prevista uma sessão plenária na próxima semana.

Atual presidente da Câmara da Trofa candidata-se como independente

O atual presidente da Câmara da Trofa, António Azevedo (PSD/CDS-PP), vai avançar com uma candidatura independente às próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio em comunicado, após a concelhia local social-democrata ter preferido o também vereador Sérgio Araújo.