Seleção portuguesa em Tbilisi com "tranquilidade"

| Desporto
Porto Canal / Agências
Tbilisi, 09 jun (Lusa) - O Cônsul de Portugal na Geórgia afirmou hoje que foram feitos apelos diários à população local para dar "tranquilidade" à seleção portuguesa de futebol, em Tbilisi a preparar o jogo frente à Arménia, de qualificação para o Euro2016.

"Houve um grande apelo à população para não haver grandes ajuntamentos, tanto junto ao hotel em que a seleção está instalada, como no estádio. As pessoas aqui são muito emotivas e houve uma sensibilização para Portugal ter alguma tranquilidade. Foram feitos apelos diários na comunicação social e pelo governo. Estava com algum receio, mas para já está resultar", afirmou Luís Marinho.

O diplomata português falava aos jornalistas enquanto assistia ao segundo treino de Portugal no Estádio Mikheil Meskhi, um recinto que se encontra no meio do Vake Park, um extenso vale nos arredores de Tbilisi.

"Os georgianos têm um carinho especial pela seleção portuguesa. Conhecem toda a equipa portuguesa, onde jogaram e onde jogam. Sei que, pelo menos, dois 'transfers' diretos com mais de 100 georgianos vão a Arménia apoiar Portugal", contou.

Luís Marinho, que está em Tbilisi há pouco mais de um ano e é um dos "cinco, seis portugueses" que vivem no país, explicou que o râguebi é o desporto mais popular na Geórgia, embora o futebol tenha ganho muita importância nos últimos anos.

"Nos últimos dois anos tem havido um grande investimento no desporto. O governo tem conseguido trazer a Tbilisi um conjunto de eventos e agora vai receber a supertaça europeia", referiu o diplomata.

A seleção portuguesa estagia em Tbilisi até quinta-feira, dia em que parte para Erevan, onde no sábado vai defrontar a Arménia, em jogo do Grupo de I de qualificação para o Euro2016. Três dias depois, defronta a Itália, num particular que se vai realizar em Genebra, na Suíça.

Após quatro jornadas, Portugal lidera o Grupo I, com nove pontos, contra sete de Dinamarca e Albânia e um de Sérvia e Arménia.

LG // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Oito Dragões convocados para o play-off de acesso ao Mundial

Duplo compromisso de seleções decorrerá entre 8 e 12 de maio.

Miguel Queiroz: "É esta a pressão que nós queremos, a pressão de ganhar"

Esta semana é de Final 6 da Taça Hugo dos Santos e as hostilidades serão abertas por FC Porto e Ovarense (sexta-feira, 18h30, FPB TV), no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O capitão Miguel Queiroz garantiu uma equipa “preparada” e com a derrota em Ovar bem presente na memória, pois esta é “mais uma oportunidade para ganhar” e os Dragões querem “agarrá-la com a máxima força”. O outro jogo agendado para sexta-feira coloca frente a frente o Benfica e o Imortal. No sábado, os vencedores do Ovarense-FC Porto e do Benfica-Imortal defrontam Oliveirense (15h00) e Sporting (18h00) nas meias-finais da Final 6, respetivamente. A final está agendada para as 16h30 de domingo.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.