Ciclista Rui Costa admite desejo de ser chefe de fila

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 ago (Lusa) -- O ciclista português Rui Costa admitiu hoje o desejo de ser chefe de fila de uma equipa, já na próxima temporada, e garantiu que o seu futuro na Movistrar deverá ser decidido nas próximas três semanas.

"Quanto ao meu futuro, ainda não tenho nada decidido, mas acho que dentro de uma a três semanas já saberemos", disse, acrescentando: "Gostava de ter uma equipa sob o meu encargo".

Rui Costa, que este ano venceu duas etapas da Volta a França e revalidou o título da Volta à Suíça, garantiu, no entanto, que não se sente mal na atual equipa, liderada pelo espanhol Alejandro Valverde.

"Onde estou não estava mal. É óbvio que no Tour tínhamos que estar com o Alejandro (Valverde)", disse o ciclista luso, após a apresentação da EDP Bike Maratona Cascais-Lisboa, da qual é padrinho.

Até final da época, Rui Costa tenciona participar em várias clássicas, nos Mundiais e na Volta à China.

"Vou fazer todas as clássicas importantes do World Tour, começando já pelo GP de Plouay. No ano passado, fui segundo e a fasquia ficou alta", disse, acrescentando: "Depois temos o Mundial, a Lombardia, que é uma clássica que adoro fazer, e a Volta à China. Este ano terei que passar novamente por lá".

Rui Costa garantiu que a melhor recordação da participação na 100.ª edição da Volta a França foi a vitória nas etapas 16 e 19 da prova, ganha pelo britânico Chris Froome (Sky).

"A melhor recordação foi vencer duas etapas. Depois de ter ganho a primeira etapa, emocionei-me. Já tinha ganho antes e sabia que dificilmente podia ganhar outra vez. Acho que este ano as coisas acabaram por sair bem. Depois de ter ganho a Volta à Suíça, acho que fiz a melhor preparação possível para me encontrar", afirmou.

O ciclista português, 27.º na classificação final do Tour, garantiu que a equipa esteve sempre com o chefe de fila, Alejandro Valverde, afastado da luta pela vitória final após uma avaria na bicicleta na 13.ª etapa.

"Tínhamos que estar com o Alejandro a 100 por cento. Aconteceu o que aconteceu, mas com todo o azar que tivemos eu ter vencido duas etapas é o que me deixa feliz", disse.

Rui Costa marcou presença hoje na apresentação da primeira edição da EDP Bike Maratona, organizada pelo Maratona Clube de Portugal e agendada para 05 de outubro.

AO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Oito Dragões convocados para o play-off de acesso ao Mundial

Duplo compromisso de seleções decorrerá entre 8 e 12 de maio.

Miguel Queiroz: "É esta a pressão que nós queremos, a pressão de ganhar"

Esta semana é de Final 6 da Taça Hugo dos Santos e as hostilidades serão abertas por FC Porto e Ovarense (sexta-feira, 18h30, FPB TV), no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O capitão Miguel Queiroz garantiu uma equipa “preparada” e com a derrota em Ovar bem presente na memória, pois esta é “mais uma oportunidade para ganhar” e os Dragões querem “agarrá-la com a máxima força”. O outro jogo agendado para sexta-feira coloca frente a frente o Benfica e o Imortal. No sábado, os vencedores do Ovarense-FC Porto e do Benfica-Imortal defrontam Oliveirense (15h00) e Sporting (18h00) nas meias-finais da Final 6, respetivamente. A final está agendada para as 16h30 de domingo.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.