Câmara do Porto admite construir terminal intermodal de Campanhã

| Norte
Porto Canal / Agências
Porto, 26 mai (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto disse segunda-feira à noite que a construção do terminal intermodal de Campanhã pode vir a ser feita pelo próprio município, "se necessário for", apesar de ser um compromisso antigo do Estado.

Rui Moreira falava na Assembleia Municipal do Porto sobre a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Campanhã-Estação, na zona oriental da cidade, que acabou por ser aprovada por unanimidade.

"O terminal é absolutamente crucial. Campanhã dificilmente se desenvolverá se não tiver esta valência", realçou, lembrando que a infraestrutura permitirá articular melhor metro, comboio e transporte rodoviário.

O autarca referiu que o terminal, uma velha aspiração da Câmara Municipal, é um dos "contenciosos" que a Câmara mantém com o Estado, juntamente com o metro e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Acrescentou que "Lisboa tem dois terminais intermodais", na Gare do Oriente e em Sete Rios, ambos "inteiramente pagos pelo Estado central".

O terminal de Campanhã "também é muito relevante" para o vizinho concelho de Gondomar, bem como para os de Valongo e de Vila Nova de Gaia.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.