Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal

| Desporto
Porto Canal

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala venceu o Rally de Portugal batendo Sébastien Ogier. Latvala estreia-se a ganhar o Rally em portugal e marcou também a primeira vitória no WRC de 2015. Pódio monopolizado pela Volkswagen.

Na Power Stage de Fafe o piloto francês foi o mais rápido mas na geral terminou a 8,2s do finlandês. Os dois piolotos da Volkswagen/Motorsport entraram para a última classificativa em Fafe separados por 10,5s. Para segurar a vitória de muito valeu a capacidade de resposta de latvala na longa e dura classificativa de Vieira do Minho, que venceu.

"Muita gente já duvidava se eu conseguiria recuperar destes três ralis sem pontuar. Sempre que me perguntavam isso eu respondia que já tive momentos um pouco piores, mas este era de facto um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Conseguir recuperar e ganhar desta forma é um sentimento incrível. É uma vitória muito especial e uma forma de retribuir aos que acreditaram em mim", referiu o finlandês de 30 anos.

Líder desde sexta-feira, Latvala conservou o comando nas três derradeiras especiais, na região do Minho, perante a ameaça do francês Sébastien Ogier, e terminou o rali em 3:30.35,3 horas, com 8,2 segundos de vantagem sobre o bicampeão do mundo, enquanto o norueguês Andreas Mikkelsen foi o terceiro, a 28,6 segundos.

Vencedor das três primeiras provas -- Monte Carlo, Suécia e México -- Ogier consolidou a liderança do Mundial, com 105 pontos, e Mikkelsen ascendeu a segundo com 63, trocando de posição com o norueguês Mads Ostberg (Citroën), enquanto Latvala, com a 13.ª vitória da sua carreira, subiu ao sexto lugar, com 46 pontos.

Ogier, o bi-campeão do mundo, ficou em segundo lugar e de muito valeu o furo no primeiro troço de sexta-feira, em Ponte de Lima, que o fez perder 10 segundos. Markku Alen mantém o seu recorde de triunfos intacto.

"Sei que muita gente ficou contente com este rali porque é aborrecido quando o melhor ganha sempre", afirmou Ogier.

Kris Meeke foi o quarto classificado a 48,7s de Latvala e Ott Tänak, que estreou a nova versão do Ford Fiesta RS WRC, ficou em quinto lugar, à frente do melhor Hyundai, o de Dani Sordo.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.