Produtora portuguesa vence DC Comics por disputa de título do projeto "Collider"

Produtora portuguesa vence DC Comics por disputa de título do projeto "Collider"
| País
Porto Canal

A produtora portuguesa BeActive venceu uma batalha legal contra a editora norte-americana DC Comics, por causa do título de um novo projeto, "Collider", que inclui uma banda desenhada e uma longa-metragem, disse à Lusa o produtor Nuno Bernardo.

"Collider" é o nome de uma banda desenhada e de um filme de ficção científica que Nuno Bernardo, fundador da BeActive, idealizou em 2009 e desenvolveu nos últimos meses, numa co-produção internacional com irlandeses e norte-americanos.

No entanto, o mesmo nome foi utilizado também pela editora norte-americana de banda desenhada DC Comics para uma nova série de BD, cujo primeiro número chegou a sair em julho com o título "Collider", assinada por Simon Oliver (texto), Robbie Rodriguez (arte) e Rico Renzi (cor).

Por questões legais e de registo de marcas, a DC Comics, que deu a conhecer personagens como Super-Homem e Batman, foi obrigada a alterar o título da BD e anunciou na semana passada que aquela passaria a chamar-se "FBP: Federal Bureau of Physics".

Nuno Bernardo explicou à agência Lusa que desenvolveu toda a ideia de "Collider", uma história de ficção científica sobre uma viagem no tempo para resgatar a Humanidade da extinção.

A história é protagonizada por seis personagens, que acordam no futuro, em 2018, num hotel abandonado e num mundo prestes a colapsar, onde tentarão encontrar a solução para reverter esse cenário e regressar ao presente.

O produtor português entregou a história de "Collider" a uma equipa internacional de autores, liderada por Mike Garley (texto) e Gareth Gowran (desenho), com a BD a ser editada em vários volumes no começo deste ano.

Em novembro estrear-se-á em Portugal a longa-metragem de "Collider", com realização do irlandês Jason Butler e que conta no elenco comm os atores portugueses Marco Costa e Teresa Tavares.

O filme, rodado em Dublin, terá estreia no Reino Unido e nos Estados Unidos em janeiro de 2014.

A juntar à banda desenhada e ao filme, a BeActive desenvolveu e divulgou curtas-metragens na Internet, assim como jogos, numa projeto transversal e multimédia, à semelhança do que tem acontecido com todos os outros produtos de entretenimento que a produtora portuguesa desenvolveu nos últimos anos.

Do currículo da empresa fazem parte as séries "O diário de Sofia" e "T2 para 3", o programa "Castigo Final", no Brasil, e o recente "Beat Girl", filme, livro e futura série de televisão.

A BeActive, que soma prémios e muitas parcerias internacionais, assinou ainda, por exemplo, a co-produção da série policial televisiva "The Line", exibida no canal MOV.

Produziu também o documentário "A estrada da revolução", a partir das viagens de Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques, por dez países do Médio Oriente e do Magreb.

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.