Obras no hospital de Valongo para primeiro Centro de Hemodiálise público em concurso

| Norte
Porto Canal / Agências
Valongo, Porto, 13 mai (Lusa) - O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) lançou o concurso para a instalação do primeiro Centro de Hemodiálise público do país na antiga urgência do hospital de Valongo, uma notícia que a autarquia local considerou hoje "muito positiva".

O CHSJ integra dois polos, o de São João, no Porto, e o de Valongo, conhecido por Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O concurso público que visa a empreitada de remodelação da antiga urgência do hospital de Valongo, encerrada em julho de2014, com vista a transformar o espaço num Centro de Hemodiálise foi lançado no final de abril.

O valor base inscrito no anúncio publicado em Diário da República ultrapassa os 836 mil euros e, em declarações à Lusa, o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, disse ter expectativa de que este centro abra até ao final do ano.

"Tudo o que seja investimento público de qualidade no concelho de Valongo é importante. Estamos a falar da primeira Unidade de Hemodiálise Crónica Pública incluída no maior centro europeu de diálise peritoneal", descreveu José Manuel Ribeiro.

Questionado sobre se vê o lançamento desta empreitada como uma "compensação" ao concelho de Valongo devido ao encerramento das urgências - decisão que no verão passado motivou vários protestos por parte dos utentes que protagonizaram, nomeadamente, uma vigília noturna junto ao espaço - o presidente da câmara preferiu adjetivar este investimento como "uma mais-valia".

"Continuo a ter opinião de que a dimensão deste território de Valongo e Paredes justificam uma unidade de urgência, mas esta é sem dúvida uma mais-valia de investimento que valoriza o polo de Valongo e o Hospital São João, que atrai pessoas ao concelho e cria dinâmica económica", referiu José Manuel Ribeiro.

O autarca avançou ter, também, expectativa de que em junho seja inaugurada uma área residencial para a ala psiquiátrica vocacionada para idosos, bem como serviços para a área de distúrbios de comportamento alimentar dos jovens e vincou o "empenho" da administração do CHSJ "em todo este processo".

A transformação do espaço das antigas urgências num Centro de Hemodiálise é uma das medidas do CHSJ que, numa carta enviada à câmara de Valongo, em julho do ano passado, dava conta do seu Plano Estratégico para o polo de Valongo, garantindo que com o mesmo pretendia "reforçar a importância" desta unidade "no contexto do Serviço Nacional de Saúde".

Nessa carta o CHSJ dizia querer "assegurar" a "indispensabilidade e perenidade" de ambos os seus polos "ao dotá-los de valências únicas e complementares no âmbito de centro hospitalar e eliminando redundâncias inúteis e prejudiciais do ponto de vista técnico e assistencial, visando melhorar a oferta de cuidados de saúde".

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.