Obras no hospital de Valongo para primeiro Centro de Hemodiálise público em concurso

| Norte
Porto Canal / Agências
Valongo, Porto, 13 mai (Lusa) - O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) lançou o concurso para a instalação do primeiro Centro de Hemodiálise público do país na antiga urgência do hospital de Valongo, uma notícia que a autarquia local considerou hoje "muito positiva".

O CHSJ integra dois polos, o de São João, no Porto, e o de Valongo, conhecido por Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O concurso público que visa a empreitada de remodelação da antiga urgência do hospital de Valongo, encerrada em julho de2014, com vista a transformar o espaço num Centro de Hemodiálise foi lançado no final de abril.

O valor base inscrito no anúncio publicado em Diário da República ultrapassa os 836 mil euros e, em declarações à Lusa, o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, disse ter expectativa de que este centro abra até ao final do ano.

"Tudo o que seja investimento público de qualidade no concelho de Valongo é importante. Estamos a falar da primeira Unidade de Hemodiálise Crónica Pública incluída no maior centro europeu de diálise peritoneal", descreveu José Manuel Ribeiro.

Questionado sobre se vê o lançamento desta empreitada como uma "compensação" ao concelho de Valongo devido ao encerramento das urgências - decisão que no verão passado motivou vários protestos por parte dos utentes que protagonizaram, nomeadamente, uma vigília noturna junto ao espaço - o presidente da câmara preferiu adjetivar este investimento como "uma mais-valia".

"Continuo a ter opinião de que a dimensão deste território de Valongo e Paredes justificam uma unidade de urgência, mas esta é sem dúvida uma mais-valia de investimento que valoriza o polo de Valongo e o Hospital São João, que atrai pessoas ao concelho e cria dinâmica económica", referiu José Manuel Ribeiro.

O autarca avançou ter, também, expectativa de que em junho seja inaugurada uma área residencial para a ala psiquiátrica vocacionada para idosos, bem como serviços para a área de distúrbios de comportamento alimentar dos jovens e vincou o "empenho" da administração do CHSJ "em todo este processo".

A transformação do espaço das antigas urgências num Centro de Hemodiálise é uma das medidas do CHSJ que, numa carta enviada à câmara de Valongo, em julho do ano passado, dava conta do seu Plano Estratégico para o polo de Valongo, garantindo que com o mesmo pretendia "reforçar a importância" desta unidade "no contexto do Serviço Nacional de Saúde".

Nessa carta o CHSJ dizia querer "assegurar" a "indispensabilidade e perenidade" de ambos os seus polos "ao dotá-los de valências únicas e complementares no âmbito de centro hospitalar e eliminando redundâncias inúteis e prejudiciais do ponto de vista técnico e assistencial, visando melhorar a oferta de cuidados de saúde".

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.