Sete praias de Viana do Castelo vão estar em obras durante o verão

Sete praias de Viana do Castelo vão estar em obras durante o verão
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um investimento de 14 milhões de euros, no âmbito do programa Polis do Litoral Norte, vai colocar sete praias de Viana do Castelo em obras, para protecção das dunas e melhorias de estacionamento, durante o verão.

Paçô (Carreço), Pedra Alta (Castelo de Neiva), e Amorosa, na freguesia de Chafé, esta última orçada em 1,8 milhões de euros, já têm obras em curso para consolidação da costa nas praias.

Em declarações à agência Lusa o presidente da câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, adiantou que está em curso a construção de uma rampa no portinho da praia de Castelo do Neiva, para garantir melhor acessibilidade e mais segurança à comunidade piscatória local, obra orçada em cerca de 900 mil euros.

O autarca socialista disse também que "esta semana deverá ser adjudicada" a intervenção na Praia Norte, num investimento de 2,6 milhões de euros, uma obra que tem sido contestada pelos locais e que vai decorrer em duas fases, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear.

José Maria Costa avanço que esta semana "deverão começar ainda as obras de requalificação da praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Lima, e as intervenções previstas para as praias da Arda e Ínsua em Afife.

Os trabalhos, de acordo com a Polis do Litoral Norte, deverão estar concluídos até final 2015.

O financiamento destas empreitadas é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), sendo a componente nacional assumida pelo Estado português, e pela câmara de Viana do Castelo.

Todas as praias do concelho de Viana com obras em curso ou prestes a começar vão este ano hastear a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que as praias de Amorosa e Carreço ostentam também a Bandeira Acessível.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.