Portugal, França, Espanha e Marrocos querem combater exploração de imigrantes

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 (abr) -- Portugal, França, Espanha e Marrocos decidiram hoje criar equipas conjuntas de cooperação policial junto dos postos chave das principais rotas de imigração, defendendo "ações firmes" contra as redes de exploração de imigrantes.

A ministra portuguesa da Administração Interna e os ministros do Interior de Espanha, França e Marrocos estiveram hoje de manhã reunidos no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para o terceiro encontro do denominado grupo G4.

"Nesta reunião debatemos os principais desafios que se constituem como ameaças comuns às nossas sociedades e aos nossos valores, tendo os quatro comungado da convicção de que são necessárias ações firmes em domínios fundamentais, como na prevenção e no combate às redes de exploração da imigração ilegal e também à criminalidade organizada", disse aos jornalistas a ministra da Administração Interna.

Em conferência de imprensa realizada no final do Encontro Ministerial Quadripartido, a ministra portuguesa Anabela Rodrigues adiantou que os quatro países reafirmaram "a importância desta cooperação para evitar tragédias, tais como a que se assistiu recentemente no Mediterrâneo".

"O reforço da cooperação policial entre Portugal, Espanha, França e Marrocos esteve sempre presente e é fundamental em áreas como a gestão de fronteiras e o combate à fraude documental", disse a ministra portuguesa.

Nesse sentido, sublinhou que vão ser criadas equipas conjuntas de análise e cooperação policial junto de postos chave das principais rotas de imigração.

CMP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".