Área ardida no distrito de Aveiro até Abril cinco vezes maior do que em todo o 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, Aveiro, 23 abr (Lusa) - Desde o início do ano já arderam no distrito de Aveiro 2.282 hectares de mato e floresta, cinco vezes a área ardida em todo o ano passado, segundo dados apresentados hoje pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.

Este aumento, segundo o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Aveiro, José Bismarck, tem a ver com os grandes incêndios que ocorreram no início deste mês, nos concelhos de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Arouca.

Em 2014, o CDOS de Aveiro registou 738 ocorrências, tendo ardido 406 hectares, a segunda menor área ardida no distrito nos últimos 20 anos.

Os números foram avançados durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2015 para o distrito de Aveiro, que ocorreu hoje em Águeda.

Uma das novidades do plano é a utilização da Albufeira da Barragem de Ribeiradio, em Sever do Vouga, que ficou concluída este ano, para o abastecimento dos aviões anfíbios pesados.

"Isto vai melhorar o reabastecimento dos aviões e o intervalo entre descargas vai diminuir consideravelmente", disse à agência Lusa o comandante José Bismarck.

Quanto aos meios, o distrito de Aveiro vai contar este ano com 559 operacionais, 127 viaturas e dois meios aéreos para combater os fogos florestais na fase mais crítica, que decorre entre 01 de julho e 30 de setembro.

Neste período vão estar em funcionamento 12 postos de vigia, a quem cabe a deteção precoce das ocorrências.

O comandante José Bismarck destacou ainda o investimento que foi feito na segurança dos combatentes, com a distribuição de cerca de 1.100 equipamentos de proteção individual para combate a incêndios florestais e 356 rádios de comunicação.

Ao nível da formação estão previstas 19 ações de treino operacional, abrangendo 881 operacionais.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.