Morreu ex-ministro Pedro Pires de Miranda

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Pedro Pires de Miranda morreu segunda-feira, aos 87 anos, disse hoje à agência Lusa fonte da agência funerária.

De acordo com a agência funerária que está a tratar das cerimónias fúnebres, o corpo do antigo ministro vai estar em câmara ardente a partir das 18:00 de hoje, nas capelas exéquias São João de Deus, na Praça de Londres, Lisboa.

Na quarta-feira são realizadas as exéquias fúnebres, com celebração de missa de corpo presente, cerca das 15:30, seguindo depois o corpo para o crematório da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira.

Pedro Pires de Miranda, natural de Leiria, licenciou-se em engenharia civil no Instituto Superior Técnico, tendo sido convidado pelo primeiro-ministro Alfredo Nobre da Costa para assumir o cargo de ministro do Comércio e Turismo do III Governo Constitucional, entre 29 de agosto de 1978 até 15 de setembro de 1979.

Em 1979 foi presidente da Comissão de Integração Europeia e em 1980, antes de ser nomeado embaixador para os assuntos petrolíferos do VI governo constitucional liderado por Sá Carneiro, assumiu a presidência da Comissão de Integração Europeia.

Já em junho de 1985 voltou a ter uma pasta do governo, tendo sido nomeado por Cavaco Silva ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo que ocupou durante dois anos.

A 08 de junho de 2009 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

RCP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Mário Machado condenado a prisão efetiva por incitar violência contra mulheres de esquerda

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein.