Luís Figo pede mais democracia nas eleições da FIFA

| Desporto
Porto Canal / Agências

Nassau, 16 abr (Lusa) - O português Luís Figok, candidato às eleições da FIFA, pediu hoje que estas sejam um processo mais democrático, em declarações durante o congresso anual da CONCACAF, que decorre em Nassau, nas Baamas.

"Sou um adepto incondicional da democracia. A democracia é um bem essencial das sociedades modernas. Dito isto, continuo a acreditar que as eleições para a FIFA têm de ser transparentes. Quando só uns falam e outros são silenciados, perde a democracia e perde o futebol. As eleições são, por definição, um processo democrático. Se não forem, não são eleições!", disse o ex-futebolista à margem da cerimónia de abertura do 30.º congresso da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF),

Luís Figo queixou-se ainda de não ter sido permitido aos candidatos à presidência da FIFA falar no Congresso da CONCACAF e de terem ouvido "algumas intervenções próprias de campanha eleitoral que não estavam na ordem do dia", numa alusão às palavras de Jospeh Blatter, atual presidente e candidato a novo mandato.

"Levo apoios da América. E levo ainda matéria para ter ainda mais vontade de mudar", finalizou Figo.

As eleições da FIFA realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias do congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Além de Figo, concorrem à presidência da FIFA Blatter, considerado o principal favorito à reeleição para um quinto mandato, o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia e vice-presidente do organismo para a Ásia, e Michael van Praag, líder da federação holandesa.

RUZS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.