Túnel do Marão aberto ao público em Março de 2016

Túnel do Marão aberto ao público em Março de 2016
| Norte
Porto Canal (DYG)

O secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, divulgou na passada segunda-feira a data de abertura de túnel do Marão. A obra, que teve uma poupança em "cerca de mil milhões de euros", estará concluída no final deste ano e abrirá ao público no mês de Março do próximo ano.

"A obra está a seguir para ficar concluída até ao final deste ano e estar ao serviço das pessoas a partir de março de 2016 (…). [Uma obra] com uma poupança que, comparada com o contrato de PPP [parcerias público-privadas] anterior, representa cerca de mil milhões de euros a menos de despesa", afirmou o secretário de estado, em declarações à agência Lusa.

Concessão da Metro do Porto

Na conferência "As Reformas nos Transportes, Infra-estruturas e Comunicações", iniciativa da Distrital do Porto dos Trabalhadores Social Democratas, o governante divulgou ainda que espera assinar o contrato de concessão da Metro do Porto até ao final deste mês.

Neste encontro, Sérgio Monteiro aproveitou ainda para falar sobre a fusão das Estradas de Portugal e a REFER afirmando que o objectivo principal para esta medida é forçar o Governo a reflectir na decisão mais lógica de investimento.

Não temos de andar a fazer competição entre a estrada e o caminho-de-ferro (…). Vamos ter uma única empresa em infra-estruturas de Portugal, que é a maior empresa do país em volume de activos. Maior do que a Portugal Telecom, maior do que a EDP e maior do que a Galp", disse Sérgio Monteiro.

Relativamente a investimentos na área portuária e reconhecendo que o porto de Leixões se encontra no limite da sua capacidade, o secretário de Estado afirmou que o Governo pretende, através de um investimento "totalmente privado", construir um segundo terminal de carga.

Durante esta conferência, Sérgio Monteiro ainda falou dos processos de privatização da ANA, CTT e TAP.

+ notícias: Norte

Matosinhos. GNR detém suspeito de capturar aves de forma ilegal

A GNR deteve um homem em Matosinhos, no distrito do Porto, suspeito de capturar aves através de recurso a alçapões, redes e chamarizes, e resgatou 52 pássaros de espécies que se encontravam em cativeiro, foi esta quinta-feira anunciado.

Projeto “Vai-me à Loja”. Câmara da Feira investe 892 mil euros para modernizar comércio

Santa Maria da Feira vai aplicar 892.000 euros do programa Bairros Digitais na evolução do projeto “Vai-me à Loja”, com vista à modernização digital de 200 estabelecimentos de comércio, serviços, alojamento e restauração no centro histórico do concelho.

Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena

Ainda não está definido o valor total da empreitada em torno da futura Póvoa Arena, obra que esteve parada durante dois anos. Os trabalhos foram adjudicados por 8,7 milhões de euros. O empreiteiro estimou que os custos poderiam sofrer um incremento de três milhões de euros. Neste momento, já há 614 mil euros em “erros e omissões”.