Maior centro escolar da Feira abre em Setembro após obras de 2,5 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 14 ago (Lusa) - O Centro Escolar de S. João de Ver, que a Câmara Municipal da Feira anuncia como o maior do concelho, abrirá portas em setembro, após um investimento global na ordem dos 2,5 milhões de euros.

A empreitada em causa foi interrompida durante mais de um ano, devido "a imprevistos de natureza técnica", mas, tendo as obras sido retomadas em maio de 2011, a autarquia informa que o novo equipamento se encontra agora em fase de acabamentos e estará pronto a funcionar no arranque do próximo ano letivo.

"Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir a abertura deste centro escolar em setembro, proporcionando aos alunos da freguesia e professores as melhores condições de ensino e de aprendizagem logo no arranque do novo ano letivo", refere em comunicado Emídio Sousa, vice-presidente da autarquia.

O novo centro escolar vai servir cerca de 360 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo, disponibilizando três salas para os mais pequenos e distribuindo os restantes por 12 turmas.

O edifício inclui ainda uma sala polivalente, uma cantina com refeitório e uma biblioteca, além de um núcleo separado destinado a atividades desportivas. Essa estrutura estará, por sua vez, disponível para utilização pela comunidade de S. João de Ver, de forma autónoma e num horário diferenciado da atividade letiva.

O valor global da empreitada integra o custo dos estudos geotécnicos e do recálculo das fundações do imóvel que se verificaram durante a pausa nas obras, na sequência de se ter verificado que o terreno exibia o que na altura foi descrito como "muita água e uma vasta zona argilosa". Todo o projeto teve, contudo, comparticipação comunitária na ordem dos 85%.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.