Segurança: Mais haxixe apreendido em 2014 mas menos heroína e 'ecstasy'

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- A quantidade de haxixe apreendido no ano passado foi quatro vezes superior a 2013, mas diminuíram as apreensões de heroína e de 'ecstasy', indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), hoje entregue no parlamento.

No ano passado, foram apreendidos 32.848 quilos de haxixe (8.685, em 2013), 3.738 de cocaína (2.445, em 2013), 35 de heroína (55 em 2013) e 6.739 unidades de 'ecstasy' (14.633 em 2013). Ao todo registaram-se, em 2014, cerca de 5.000 apreensões e foram feitas 4.287 detenções (4.310 no ano anterior).

De acordo com o documento, 2014 não registou "alterações significativas" na deteção de novas tendências ou recurso a novas formas de tráfico de droga. A heroína e o 'ecstasy' chegam a Portugal essencialmente proveniente de Espanha e da Holanda (via terrestre e aérea), e a cocaína e o haxixe chegam essencialmente por mar via América do Sul e África, respetivamente, funcionando Portugal como "país de trânsito".

Dos detidos, apenas 448 eram do sexo feminino, tendo a grande maioria desses detidos mais de 21 anos. Os números indicam ainda que, no ano passado, e no âmbito do tráfico de drogas, foram apreendidos 2.450 telemóveis, 134 armas, 15 barcos, 297 automóveis ligeiros e quase um milhão de euros, a que se soma 30 mil euros em moeda estrangeira.

Das principais apreensões, por droga e por origem, destacam-se as de cocaína, com origem no Brasil, de heroína, com origem em Espanha e na Holanda, mas também alguma da Índia e da Indonésia, e do 'ecstasy' com origem em Espanha, na Holanda e também em Israel. A 'cannabis' chegou a Portugal via Marrocos, mas também em grande quantidade proveniente de Espanha.

O que fez disparar os números sobre 'cannabis' foi uma apreensão daquela droga que tinha como origem Marrocos e, como destino, a Líbia (quase 20 toneladas). No fim de novembro do ano passado, a PJ anunciou a detenção de 11 pessoas e a apreensão das 20 toneladas transportadas no interior de um pesqueiro português, no Mediterrâneo.

O relatório hoje divulgado indica que a criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento em 2014. O documento, que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, salienta que, no ano passado, se registaram 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 do que em 2013.

FP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Supremo rejeita pedido de Sócrates para afastar juízas

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recusou o pedido de José Sócrates para afastamento de duas das juízas do Tribunal da Relação de Lisboa que decidiram levar o antigo primeiro-ministro a julgamento por corrupção no processo "Operação Marquês".

Quanto ganham em média os portugueses?

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,1%, para 1.443 euros, no primeiro trimestre face ao período homólogo, mas em termos reais a subida foi de 3,8%, divulgou esta quinta-feira o INE.

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.