Tribunal confirma corrida de touros de Agosto em Viana

Tribunal confirma corrida de touros de Agosto em Viana
| Norte
Porto Canal / Agências

Um tribunal administrativo e fiscal autorizou a instalação de uma arena amovível em Viana do Castelo, após primeiro indeferimento municipal, viabilizando, pela segunda vez, a tourada de agosto naquela cidade, anunciou hoje a organização.

Segundo a "Prótoiro", o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga deu provimento à providência cautelar interposta na semana passada por aquela federação das associações taurinas, após o pedido de licenciamento da instalação da arena ter sido indeferido pelo município alegando questões de segurança, nomeadamente a falta de um plano de mobilidade para o local.

O indeferimento da autarquia, que em 2009 se declarou "antitouradas", aconteceu a 01 de agosto, estando a denominada "Corrida pela Liberdade" agendada para as 17:00 do próximo domingo, dia forte da Romaria d'Agonia, e em terrenos privados da freguesia de Darque.

A "Prótoiro" garantiu sempre que o plano de mobilidade exigido pelo município não era necessário, mas acabou por entregar esse documento na passada sexta-feira. Sobre este documento, o município ainda não se pronunciou, pelo que, ao nível camarário, a instalação da arena continua indeferida.

Contudo, em paralelo, os organizadores avançaram com uma providência cautelar para suspender o indeferimento, agora aceite pelo tribunal, viabilizando desta forma, para já, a instalação da arena amovível, com capacidade para 3.300 pessoas.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viana do Castelo confirmou que a autarquia foi notificada hoje desta decisão, remetendo para mais tarde uma posição oficial.

"Mais uma vez ficou provado, preto no branco, que as Câmaras Municipais não têm competência para proibir a realização de corridas de touros. Há leis, que são para cumprir, e posturas prepotentes de presidentes de Câmara, neste do presidente José Maria Costa, não são toleradas num Estado de Direito", afirmou à Lusa Diogo Monteiro, dirigente da "Prótoiro".

Já em agosto de 2012, na primeira tourada organizada em Viana do Castelo em quatro anos, a autarquia tinha indeferido o pedido da "Prótoiro" para a instalação da mesma arena, neste caso em terrenos agrícolas da freguesia de Areosa, alegando violação do Plano Diretor Municipal, decisão que acabou por ser suspensa pelo tribunal.

"Foi respeitada a liberdade, a diversidade e a cultura dos vianenses. No domingo, o que teremos é exatamente isso: uma grande festa de celebração da liberdade e da cultura dos vianenses", assumiu ainda Diogo Monteiro, a propósito desta segunda decisão judicial.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo tinha já classificado a realização da tourada de 18 de agosto como uma "provocação" ao concelho. José Maria Costa alega a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais para evitar o regresso das touradas.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.