Feira do Folar rende 1,5 milhões de euros para o concelho de Valpaços

Feira do Folar rende 1,5 milhões de euros para o concelho de Valpaços
| Norte
Porto Canal

A Feira do Folar de Valpaços, que decorre entre hoje e domingo, gera um volume de negócios de 1,5 milhões de euros para os produtores, particulares e padarias, hotelaria, restauração e comércio, disse o presidente do município.

No recinto da Feira do Folar de Valpaços espalham-se cerca de 100 expositores que vão ter à venda cerca de 50 toneladas de folar.

O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, afirmou que espera a visita de cerca de 100 mil pessoas durante os três dias, que deverão "gerar um volume de negócios de cerca de 1,5 milhões de euros para o concelho, entre a restauração, hotelaria, comércio local e os produtores, particulares e padarias, que confecionam o folar".

Esta iguaria, que marca presença obrigatória em praticamente todos os lares transmontanos durante a celebração da Páscoa, é feita com ovos, farinha, azeite e várias carnes como presunto, salpicão, linguiça e carnes de porco.

À venda estará o folar tradicional e industrial, produzido pelas padarias ou em fornos de particulares, que aproveitam o certame para fazer algum rendimento extra.

O autarca salientou ainda que esta feira é também uma "oportunidade única para que muitos produtores arranjem clientela para vender o folar o ano inteiro e não apenas na época da Páscoa".

O folar é o cabeça de cartaz do evento, mas no recinto encontram-se ainda à venda um outro produto típico da região, o bolo podre.

Mas o certame serve também para promover e potenciar outros "importantes produtos deste concelho do distrito de Vila Real, como a castanha, azeite e vinho, setores que representam cerca de 50 milhões de euros por ano.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.