Paroquianos de Canelas enviam carta ao papa sobre afastamento de ex-padre

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 mar (Lusa) -- A população de Canelas, em Vila Nova de Gaia, vai enviar uma petição pública e uma carta ao papa Francisco para lhe dar conhecimento do afastamento do ex-padre da paróquia, Roberto de Sousa, pela Diocese do Porto.

"Além da petição pública e da carta explicativa, vamos enviar-lhe [papa] as reportagens jornalísticas que foram e têm sido feitas sobre o assunto", disse hoje à Lusa o responsável pelo movimento de apoio ao padre "Uma Comunidade Reage!", Miguel Rangel.

A documentação será enviada sexta-feira, pelas 17:30, nos Correios de Canelas, Gaia, no distrito do Porto.

A decisão de afastar o padre Roberto de Sousa da paróquia de Canelas foi tomada em finais de julho pela Diocese do Porto, tendo chegado a haver um recuo a meio de setembro, mas a determinação ficou concretizada no início de novembro com a chegada do novo pároco, Albino Reis, que teve de ser escoltado pela GNR nos primeiros domingos após a missa matinal devido a protestos de populares.

"Esperamos que o papa Francisco responda a um contacto que vai na missiva", disse.

Segundo Miguel Rangel, se o papa tiver comportamentos semelhantes aos que tem tido noutros casos, a situação de Canelas ficará resolvida.

Desde a saída do padre Roberto de Sousa que o movimento "Uma Comunidade Reage!" se concentra do lado de fora da Igreja de Canelas de quarta-feira a domingo, reivindicando o seu regresso.

Além disso, ao longo de meses, organizou um cordão humano, vigílias, marchas silenciosas e um jantar com o antigo padre, ao qual ofereceu um livro de dedicatórias.

No início do ano, centenas de pessoas da paróquia participaram numa marcha que culminou numa vigília em frente à Sé do Porto para pedir à diocese que reconsidere o afastamento do sacerdote.

Devido à revolta da população, o Conselho Presbiterial da Diocese do Porto manifestou, numa nota, "consternação" pelos protestos e o Núncio Apostólico pediu-lhe para retomar o diálogo com o bispo do Porto, António Francisco dos Santos.

Por seu lado, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa disse que o conselho permanente daquela entidade manifesta "toda a confiança" nas decisões do bispo.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.