Câmara de Viana gasta 60 mil euros para tornar estacionamento gratuito em agosto

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 12 ago (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 60.840 euros para tornar gratuitos 2.070 lugares de estacionamento privado na cidade, à noite e aos fins de semana, em agosto, tentando dinamizar o comércio e a restauração.

Segundo uma deliberação municipal à qual a agência Lusa teve hoje acesso, em causa estão quatro parques de estacionamento subterrâneos e um à superfície, que, no seguimento de uma campanha idêntica em vigor de maio a julho e entre setembro e dezembro, foi alargada a agosto.

Assim, segundo a deliberação proposta pela maioria socialista e já aprovada, o município vai pagar ao grupo PA Parques 43.050 euros por 1.520 lugares de estacionamento relativos a três parques (Campo d'Agonia, antigo Mercado e Afonso III), que assim continuam a ser gratuitos diariamente entre as 20:00 e as 02:00, e aos sábados e domingos durante todo o dia, em agosto.

Soma-se o pagamento de 14.790,78 euros ao grupo Rites, por 400 lugares no Parque 1.º de Maio, e 3.000 euros à empresa Reis Parque, por 150 lugares na marina da cidade.

O objetivo da medida, que envolve um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), é a "promoção, comercial e atração de turistas" à cidade, motivo pelo qual a autarquia optou por alagar a medida, e respetivo pagamento aos concessionários privados, a este mês.

Insere-se na campanha "Viana do Castelo com o comércio tradicional", apresentada em abril, e que envolve vários parques de estacionamento pagos que funcionam no centro da cidade.

Totalmente financiada pela Câmara Municipal, esta campanha custaria 54.300 euros para o total dos sete meses (maio a dezembro, exceto agosto).

Contudo, só o alargamento a este mês, o de maior movimento na cidade de Viana do Castelo, custará à autarquia 60.840 euros, o que já levou o PSD local a afirmar tratar-se de uma medida "eleitoralista", reclamando antes uma solução "definitiva", através da criação de estacionamento gratuito à superfície no centro da cidade.

Contactada pela Lusa, a Câmara não quis comentar estas acusações, no entanto o autarca socialista José Maria Costa tinha já justificado esta campanha com as "dificuldades sentidas" pelos comerciantes locais face ao "menor poder de compra" dos clientes, pretendendo "promover" a visita à cidade e aos seus pontos de atração, sendo o alargamento a agosto justificado pelo "sucesso" já obtido com a campanha.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.