TAS adia para segunda-feira anúncio da decisão sobre recurso de Fernando Santos

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) -- O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) adiou para segunda-feira o anúncio da decisão sobre o recurso ao castigo de oito jogos imposto pela FIFA ao selecionador português de futebol, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

A decisão sobre o recurso de Fernando Santos estava prevista para sexta-feira de manhã, mas, de acordo com a mesma fonte, será apenas conhecida na tarde de segunda-feira.

Caso o TAS mantenha os oito jogos de suspensão, aplicados a Fernando Santos quando era treinador da Grécia, o selecionador português pode ficar afastado dos 'bancos', no mínimo, um ano.

Com apenas cinco encontros por disputar na qualificação para o Euro2016, a manutenção do castigo afasta Fernando Santos do resto do apuramento e de três jogos da fase de grupos, caso Portugal se apure diretamente, sem passar pelos 'play-offs', para a competição que se vai disputar em França.

Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I com menos um ponto, mas também menos um jogo do que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro disputará o 'play-off'.

Se a seleção portuguesa falhar o apuramento, este castigo só irá permitir o regresso de Fernando Santos no início de 2017 em plena fase de qualificação para o Mundial2018, um cenário de quase dois anos de ausência.

Ainda como selecionador da Grécia, Fernando Santos foi expulso na partida frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014, e foi castigado com oito jogos de suspensão pela FIFA, sob acusação de desrespeito ao organismo por não ter saído do campo logo após a expulsão.

Praticamente certa é a ausência de Fernando Santos do banco de Portugal no encontro de 29 de março frente à Sérvia, no Estádio da Luz, de qualificação para o Euro2016.

NFO (LG) // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.