Três em cada quatro acidentes de trator resultam em morte, arco salva vidas

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, Braga, 19 mar (Lusa) - Três em cada quatro acidentes de trator são "mortais" e 70 por cento das vítimas resultam de capotamentos, em grande parte devido à inexistência ou não utilização do chamado "arco de Santo António", alertou hoje fonte da GNR.

Em declarações à Lusa, o comandante do destacamento de Póvoa de Lanhoso da GNR, Ricardo Lopes, adiantou que vítimas mortais de acidentes com tratores têm normalmente acima de 70 anos e as suas viaturas não dispõem daquele arco.

"Há também casos de acidentes mortais em que os tratoristas recolheram o arco, para passar em locais de acesso mais complicado, e não voltaram a levantá-lo", acrescentou.

Disse ainda que "o ideal" é utilizar tratores com cabine, embora esses sejam mais caros.

"São mais caros mas incomparavelmente mais seguros, e a vida humana não tem preço", sublinhou.

Hoje, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Póvoa de Lanhoso, em parceria com o município e com os bombeiros locais, realizou uma ação de sensibilização e de prevenção de acidentes com tratores agrícolas, no parque radical daquela vila.

Foi montado um cenário com dois tratores capotados, um com arco de segurança e outro sem qualquer sistema de proteção, para demonstração das possíveis consequências em caso de acidente.

O objetivo foi sensibilizar os utilizadores de tratores agrícolas para a necessidade de cumprirem com as regras de segurança durante a sua condução e alertar a população em geral para os perigos do uso incorreto das máquinas agrícolas, que frequentemente resultam em acidentes com consequências graves.

Paralelamente, foi distribuído um folheto que dá conta de que 3 em cada 4 acidentes com tratores resultam em mortes.

O folheto refere ainda que 70 por cento das vítimas mortais estiveram envolvidas em capotamentos.

"Em caso de capotamento, o arco de Santo António pode fazer a diferença entre a vida e a morte", alertou Ricardo Lopes.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.