Milhares voltam a aplaudir corrida de carros artesanais na Póvoa de Varzim

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 11 ago (Lusa) - Pelo menos três carros do Batman, dois dos Flintstones e várias viaturas conduzidas por carteiros, tratadores de esgotos ou bombeiros desceram hoje o monte de S. Félix, na Póvoa de Varzim, perante os aplausos de milhares de assistentes.

Este é um cenário a que os habitantes da freguesia de Laúndos já se habituaram a ver no início de agosto, desde que há quatro anos a paróquia local decidiu promover a Grande Descida de Carros Artesanais para angariar receitas para obras de manutenção da localidade.

Nestas corridas sem motor, mais importante que chegar em primeiro é mesmo chegar inteiro, já que a descida em espiral do monte de S. Félix implica travagens constantes para evitar que as dezenas de viaturas artesanais se desmoronem à primeira curva e cheguem à meta por outras vias.

Vestidos à Fred Flintstone e prestes a arrancarem num carro a condizer, Bruno Ferreira e António Sobral apresentam-se ao público como "os filhos dos tones", algo bem expresso na matrícula improvisada da viatura que demoraram "mais ou menos um mês a construir".

"O que interessa é o convívio, não é chegar em primeiro", dizem à Lusa, explicando que ambos são filhos de antónios, daí a designação na corrida em que participam todos os anos.

Jorge Craveiro, Ricardo Fontes e Paulo Monte falavam à Lusa vestidos de carteiros, momentos antes de descerem os 800 metros da corrida, porque entenderam que deviam "indicar às pessoas o rumo que devem tomar na vida" e decidiram ir "entregando cartas às famílias apreensivas que precisam de boas notícias".

Para a única mulher piloto desta corrida alegórica, Clara Silva, o importante foi também "chegar ao fim" da corrida que considera "uma ótima iniciativa da associação Laúndos em Movimento", em que participa também desde a primeira edição.

A organização da 5ª Grande Descida de Carros Artesanais, que este ano aludiu a desenhos animados e banda desenhada, estima que anualmente assistam à corrida mais de 4 mil visitantes, sendo que as receitas geradas na edição de 2013 vão reverter para um fundo destinado à construção da sede dos Escuteiros de Laúndos.

ACYS // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.