Sócrates: Dois pedidos de libertação imediata no Supremo Tribunal

Sócrates: Dois pedidos de libertação imediata no Supremo Tribunal
| País
Porto Canal

Dois pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro José Sócrates deram hoje entrada no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais da equipa de defesa de José Sócrates, segundo a página do STJ na internet.

Um dos pedidos de libertação imediata, que tem como requerente o próprio ex-primeiro-ministro, apresentado pelos seus advogados de defesa, tem como relator o juiz conselheiro Santos Cabral, da 3.ª secção penal do STJ.

O outro pedido de 'habeas corpus', requerido pelo cidadão Alfredo Lopes Pinto, tem como relator o juiz Armindo Monteiro, também da 3.ª secção penal do STJ.

Entretanto, contactado pela Agência Lusa, o advogado de defesa de José Sócrates, João Araújo, disse que se irá pronunciar publicamente na quarta-feira sobre o pedido de libertação apresentado.

Os pedidos de 'habeas corpus' foram entregues no Tribunal Central de Instrução Criminal e daqui remetidos para o STJ.

Com estes dois pedidos, passa a seis o número de pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão preventiva desde o dia 25 de novembro do ano passado.

Dos quatro habeas corpus já apresentados, apenas dois foram apreciados tendo sido rejeitados.

José Sócrates está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.