Sócrates: Dois pedidos de libertação imediata no Supremo Tribunal

Sócrates: Dois pedidos de libertação imediata no Supremo Tribunal
| País
Porto Canal

Dois pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro José Sócrates deram hoje entrada no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais da equipa de defesa de José Sócrates, segundo a página do STJ na internet.

Um dos pedidos de libertação imediata, que tem como requerente o próprio ex-primeiro-ministro, apresentado pelos seus advogados de defesa, tem como relator o juiz conselheiro Santos Cabral, da 3.ª secção penal do STJ.

O outro pedido de 'habeas corpus', requerido pelo cidadão Alfredo Lopes Pinto, tem como relator o juiz Armindo Monteiro, também da 3.ª secção penal do STJ.

Entretanto, contactado pela Agência Lusa, o advogado de defesa de José Sócrates, João Araújo, disse que se irá pronunciar publicamente na quarta-feira sobre o pedido de libertação apresentado.

Os pedidos de 'habeas corpus' foram entregues no Tribunal Central de Instrução Criminal e daqui remetidos para o STJ.

Com estes dois pedidos, passa a seis o número de pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão preventiva desde o dia 25 de novembro do ano passado.

Dos quatro habeas corpus já apresentados, apenas dois foram apreciados tendo sido rejeitados.

José Sócrates está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.