"Clubes já tiveram tempo para se adaptarem à lei do policiamento" - Miguel Macedo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje que os clubes já tiveram tempo suficiente para se adaptarem ao decreto-lei que regula o policiamento em competições desportivas.

"Suponho que agora já tenha decorrido tempo suficiente para os clubes se adaptarem", afirmou o ministro, lembrando que o governo foi sensível às dificuldades sentidas na aplicação da legislação.

O decreto-lei 216/2012, que entrou em vigor em novembro do ano passado e teve depois um regime transitório, refere que "nos espetáculos referentes a competições de escalões juvenis e inferiores, quando realizadas em recinto, em regra, não deve ter lugar o policiamento".

Em março, o Governo aprovou um "acerto pontual" ao decreto-lei, tornado obrigatório o policiamento dos espetáculos desportivos profissionais, continuando a caber aos clubes o pagamento do policiamento realizado dentro dos respetivos recintos.

"O decreto-lei está a ser aplicado, o que pedimos, uma vez que ele foi alterado no decurso da época, foi que situações que tivessem especial sensibilidade tivessem uma aplicação sensata. Não queremos aplicação cega", disse Miguel Macedo, à margem da assinatura de um protocolo com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Segundo Miguel Macedo, o decreto-lei 216/2012, que tem gerado controvérsia, não difere muito do anterior.

"A lei que regula o policiamento, desde 1979, diz claramente que esse policiamento é facultativo. Eu agora alterei-a para o futebol profissional e torneio [o policiamento] obrigatório, mas o princípio manteve-se o mesmo para todas as outras competições", disse o ministro.

AO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.