Corrida de Touros de Viana com 200 entradas gratuitas para menores

Corrida de Touros de Viana com 200 entradas gratuitas para menores
| Norte
Porto Canal

A organização da corrida de touros prevista para a cidade "antitouradas" de Viana do Castelo, nas festas d'Agonia, dentro de uma semana, anunciou hoje que vai disponibilizar 200 entradas gratuitas para menores.

"É uma forma de fomentar a 'afición' junto dos mais jovens, mas principalmente de permitir o acesso das famílias à tourada. Sabemos que numa altura de crise faz toda a diferença os pais poderem levar os filhos, sem pagarem mais por isso", disse hoje à agência Lusa o dirigente da federação "Prótoiro", Diogo Monteiro.

Estes bilhetes, limitados a 200 menores, entre os 6 (idade mínima) e os 18 anos, serão disponibilizados pela organização no próprio dia da corrida, a 18 de agosto. Os restantes terão o valor único de 15 euros e começaram hoje a ser vendidos na cidade.

"Os mais jovens não têm grandes oportunidades para assistir a este tipo de espetáculo, mas nada impede que o façam", sublinhou o responsável.

Intitulada de "Tourada da Liberdade", esta corrida, a segunda do género nos últimos cinco anos em Viana, está agendada para a freguesia de Darque, às 17:00 de 18 de agosto, domingo das festas d'Agonia.

Contudo, o pedido de licenciamento apresentado pela "Prótoiro" à Câmara Municipal - que em 2009 se declarou "antitouradas" -, com vista à instalação da arena amovível para 3.300 pessoas, está indeferido, por falta de um plano de mobilidade para o local.

"Indeferimos o licenciamento porque temos muitas dúvidas relativamente às questões de segurança e mobilidade do espaço. Solicitámos à ‘Prótoiro' que apresente um plano de mobilidade, visto que é uma via muito estreita, tem uma acessibilidade muito complicada", explicou, há dias, o autarca de Viana do Castelo.

Segundo José Maria Costa, do pedido de licenciamento para a instalação desta arena "não constava qualquer plano de mobilidade" para o local, cujo acesso não permite o cruzamento de viaturas.

"Não há lugares para estacionamento, não há lugares para serviços de emergência e temos de garantir as condições de segurança, nomeadamente a rápida acessibilidade de bombeiros e de serviços de emergência médica, se for necessário", apontou ainda José Maria Costa.

A "Prótoiro" já garantiu que vai apresentar "em breve" o plano de mobilidade, de forma a viabilizar esta corrida de touros.

Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a "Seca do Bacalhau".

O presidente da Câmara tinha já classificado esta pretensão da "Prótoiro" como uma "provocação", mantendo a intenção de impedir que se repita o que aconteceu em 2012, ano em que a corrida aconteceu mesmo, mas na freguesia de Areosa, alegando a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.