Mota-Engil é o novo accionista do fundo criado para demolir bairro do Aleixo, no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Actualizado 27-02-2015 15:53

A Mota-Engil é o novo parceiro privado do Fundo Imobiliário criado para demolir o bairro do Aleixo, no Porto, assegurando o reforço de capital necessário para concluir o processo suspenso desde abril, aprovaram hoje os acionistas.

Num comunicado distribuído aos jornalistas no fim da assembleia geral do Fundo Especial de Investimento Imobiliário (FEII), a Câmara do Porto revela que a entrada da empresa de construção Mota-Engil no negócio afasta "a hipótese de dissolução do fundo" que já demoliu duas das cinco torres do bairro situado na zona de Lordelo do Ouro.

"A Mota-Engil é o novo parceiro da Invesurb. [...] Fica, desta forma, assegurado o reforço de capital considerado crucial à viabilização do contrato que o fundo possui com a Câmara do Porto com vista à recuperação e rentabilização urbanística dos terrenos do bairro do Aleixo", descreve o comunicado.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto não adiantou quaisquer detalhes sobre a futura constituição do fundo, nem sobre a continuidade de António Oliveira como acionista maioritário (o empresário detém, desde 2012, 36,8% do capital do fundo).

Os outros acionistas são a autarquia, que não pode ultrapassar os 30% do capital e duas empresas do Grupo Espírito Santo (GES), com 33% do fundo.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.