Equipa de independente Guilherme Pinto em Matosinhos quase sem mexidas
Porto Canal / Agências
Matosinhos, 05 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, recandidata-se à autarquia, agora como independente, acompanhado por três dos quatro atuais vereadores que também saíram do PS, excetuando o vice-presidente, numa lista de "continuidade, solidariedade e crescimento económico".
Sem o seu atual vice-presidente, Nuno Oliveira, o candidato independente Guilherme Pinto escolheu um novo "número dois", tendo a decisão recaído sobre Eduardo Pinheiro, que em 2009 já tinha integrado a lista do PS à Câmara de Matosinhos.
Com 34 anos e licenciado em Sociologia, Eduardo Pinheiro integra desde 2002 diversas estruturas de gestão de fundos comunitários na área da formação e do emprego, tendo Guilherme Pinto justificado à agência Lusa a escolha do nome pela importância dos fundos comunitários no futuro autárquico.
"Atendendo ao trabalho que ele já exerceu, dá garantia de dar continuidade a um trabalho que é muito importante. A captação de fundos vai ser, por ventura, das coisas mais importantes que vai acontecer nos próximos anos em qualquer autarquia", disse.
A candidatura independente "Por Matosinhos", liderada por Guilherme Pinto, ficou hoje de manhã formalizada, no Tribunal de Matosinhos, com a entrega das listas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às quatro uniões de freguesias do concelho.
Guilherme Pinto, que se desfiliou do PS em fevereiro, leva consigo para esta recandidatura três dos quatro vereadores que o acompanham atualmente no executivo, estando em terceiro lugar Joana Felício (advogada, 36 anos), em quarto Fernando Rocha (jornalista, 54 anos) e na quinta posição Correia Pinto (professor, 57 anos).
Com uma lista de "continuidade, solidariedade e crescimento económico", o presidente recandidato considerou que "em equipa que ganha não se mexe".
"Quando a generalidade do partido saiu para estar comigo, eu sinto-me muito bem. Se fizer contas, boa parte do partido saiu para me acompanhar nesta jornada porque entende que eu sou de facto a melhor alternativa para Matosinhos. Estou à espera de ter um grande resultado nas urnas", destacou.
"Perfeitamente confortável e perfeitamente tranquilo" com as escolhas, Guilherme Pinto considera ter "uma grande equipa para os próximos quatro anos".
Guilherme Pinto desfiliou-se do PS, partido pelo qual foi eleito nos últimos dois mandatos mas que escolheu o presidente da Junta de Matosinhos e líder concelhio, António Parada, para a corrida eleitoral autárquica.
Para a Assembleia Municipal de Matosinhos, a candidatura escolheu Palmira Macedo como cabeça de lista, tendo também sido formalizadas as candidaturas às uniões de freguesia.
Para Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta a escolha recaiu em António Moutinho Mendes (atual presidente da Junta de S. Mamede de Infesta), a Matosinhos e Leça da Palmeira candidata-se Pedro Sousa (atual presidente da Junta de Leça da Palmeira), a lista de Custoias, Leça do Balio e Guifões será encabeçada por Pedro Miguel Almeida Gonçalves e a Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo irá Rodolfo Maia Mesquita (atual presidente da Junta de Lavra).
JF // MSP
Lusa/fim
