Crianças em risco diminuem em Ílhavo

Crianças em risco diminuem em Ílhavo
| Norte
Porto Canal

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ílhavo (CPCJ) detectou menos casos de crianças em situação de risco na região.

A Comissão tenta no relatório anual justificar o facto com uma possível maior prevenção primária e intervenção de primeira linha na protecção de crianças e jovens, mas também corresponder a uma mera diminuição da detecção de situações de perigo.

Em 2014 a CPCJ de Ílhavo intercedeu em 257 crianças e jovens em risco, sendo 98 ainda de 2013 e tendo arquivado 1698 processos.

O relatório mostra que foram abertos 130 processos e reabertos 29, o que mostra que a descida, desde 2012, é de 22%.

“Poderá indicar a existência de um maior investimento das entidades com competência em matéria de infância e juventude na prevenção primária e ao nível da intervenção de primeira linha para a promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em perigo mas, também uma diminuição da deteção e sinalização das situações de perigo”, explica a CPCJ.

Os casos mais participados são: “exposição a comportamentos que afectam o bem-estar e o desenvolvimento” (23,8%), a “negligência” (21,8%), situações em que as próprias crianças ou jovens “assumem comportamentos que afectam o bem-estar e desenvolvimento” sem que os pais se oponham de forma adequada (15%), “absentismo escolar” (10,9%), “mau trato físico” (8,8%), “abandono escolar” (6,8%) e “exposição a violência doméstica” (6,1%).

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.