UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos

UTAD recebe Centro de Estudos Olímpicos
| Norte
Porto Canal (JYO)

A universidade de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de um Centro de Estudos Olímpicos com vista a desenvolver a investigação científica que eleve a preparação desportiva, avaliação do rendimento de jovens e formação de treinadores.

O Centro de Estudos está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), com sede na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

António Silva, vice-reitor para a Ciência Tecnologia e Inovação da UTAD, disse esta quinta-feira, em comunicado, que “esta iniciativa trará benefícios directos para o desporto nacional”.

O CIDESD-OLYMPICS servirá também de apoio às actividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, criado no ano passado, resultado de uma parceria entre a academia transmontana, o CIDESD, a câmara de Vila Real e o Instituto Português Desporto e Juventude.

Segundo a academia transmontana, Comité Olímpico de Portugal (COP) vai ser "um dos parceiros na criação do projecto".

De acordo com a UTAD, o objectivo desta parceria é desenvolver investigação científica com vista a "potenciar o processo de preparação desportiva, com utilização de recursos humanos e tecnológicos de qualidade, criar e manter actualizada uma base de dados com registos da evolução dos desportistas portugueses, que vai permitir tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva".

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.