Realização de referendo em Ponte de Lima vai ser votada a 07 de Fevereiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, Viana do Castelo 27 jan (Lusa) - A realização de um referendo sobre a deslocalização da Câmara Municipal de Ponte de Lima para um novo edifício orçado em 6,5 milhões de euros vai ser votada a 07 de fevereiro, em Assembleia Municipal.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa pelo presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD, Mário Ferreira, que adiantou que o agendamento daquele ponto na sessão ordinária daquele órgão autárquico resultou de uma ação concertada entre PSD, PS e a CDU.

"A nossa expetativa que é que a realização do referendo venha a ser aprovada porque não ser trata de estar a favor ou contra o projeto, mas sim de dar voz à população do concelho", afirmou Mário Ferreira.

Em causa está o "Projeto Integrado para a Requalificação da Administração e do Serviço Público Municipal", incluído no orçamento de 2015 da autarquia liderada pelo CDS que prevê, entre outras estruturas, a construção dos novos Paços do Concelho.

A declaração de reconhecimento do interesse público daquele projeto foi aprovada, em dezembro último, pela Assembleia Municipal com 45 votos a favor, 31 contra e duas abstenções. Dos 39 presidentes de Junta de Freguesia do concelho, apenas quatro votaram contra.

No caso da proposta de realização do referendo vir a ser rejeitada, Mário Ferreira garantiu que o PSD "não vai baixar os braços" e, "com as assinaturas que estão a ser recolhidas num abaixo-assinado a decorrer no concelho desde meados de dezembro, irá convocar a realização do referendo através da figura da subscrição popular".

Para o PSD o projeto em causa representa um "investimento avultado que não se justifica já que atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções".

O líder local do PSD assegurou que o partido "irá preparar-se para todos os cenários e esgotar todas as possibilidades para que a população do concelho venha a ser chamada a pronunciar-se".

Além do PSD, do PS e da CDU a intenção da Câmara Municipal, liderada por Vítor Mendes, de construir um novo edifício para acolher os Paços do Concelho dividiu o próprio partido.

Em dezembro último, em declarações à Lusa, o presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular (JP) acusou a autarquia de estar a cometer um "ato criminoso".

Miguel Pires da Silva, ex-vereador daquela autarquia, considerou que o projeto vai "causar danos irreversíveis no concelho".

"Construir um novo edifício dos Paços do Concelho é um total disparate, uma inutilidade que em nada melhora a qualidade de vida dos Limianos, um ato criminoso. Ponte de Lima não merece tamanho atentado", afirmou.

Na altura, a Lusa contactou o presidente Vítor Mendes, que recusou prestar declarações sobre o assunto.

Também a estrutura local do CDS já se manifestou contra o projeto, com o presidente, Abel Baptista, a afirmar que "não traz vantagem para a economia local, não cria postos de trabalho, nem vai representar uma mais-valia para o concelho".

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.