Famalicão quer reduzir factura energética em 23% até 2020

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, Braga, 22 jan (Lusa) - O município de Famalicão quer, até 2020, reduzir o consumo de energia em 22 por cento, as emissões de CO2 em 20 por cento e a fatura energética em 23 por cento, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da câmara, aqueles são os principais objetivos do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Vila Nova de Famalicão (PAES), que foi aprovado na última reunião do executivo municipal.

"Com a concretização deste plano, o município supera os objetivos definidos pela União Europeia para 2020", sublinha o comunicado.

Para alcançar aqueles objetivos, o município vai promover um conjunto de medidas, direcionadas especialmente para o meio urbano, os transportes e a logística.

O aumento da pedonalidade e do uso da bicicleta, ação que já está a ser implementada através da criação de vias cicláveis, é uma das medidas a pôr em prática.

Outras medidas em fase de concretização são a gestão otimizada da iluminação pública ou ainda a colocação de lâmpadas LED e luminárias eficientes.

A implementação do PAES passará ainda pela iluminação eficiente em edifícios e na mobilidade elétrica, pela otimização da rede de transportes públicos, pela reabilitação urbana e otimização da vertente energética e climática do planeamento urbano, pela gestão sustentável da água e pela aposta em compras públicas ecológicas.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.