Pedidos de apoio social baixaram em Ílhavo

| Norte
Porto Canal / Agências

Ílhavo, Aveiro, 21 jan (Lusa) -- Os pedidos ao Fundo Municipal de Apoio por famílias de Ílhavo diminuíram em 2014 face ao ano anterior, tendo sido concedido um apoio total de 60 mil euros, revelou hoje a autarquia.

De acordo com o balanço de 2014, deram entrada um total de 710 requerimentos, sendo que 385 se reportaram à área da Ação Social Escolar, 174 a apoio para pagamento de fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, 146 a apoio ao pagamento de renda de casa do mercado privado, três para melhoria das condições de habitabilidade, e dois para pagamento de quotas de condomínio de habitação social.

Comparativamente com o ano de 2013, em 2014 observou-se um decréscimo de 132 pedidos, o que representa uma diminuição de 15,7% face ao anterior, tendo o montante total do apoio municipal sido de 60.012,85 euros., em 2014.

O Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados foi criado em 2011 veio a alargar os apoios, como a comparticipação nos empréstimos de casa, o apoio no acesso aos equipamentos desportivos e culturais do Município, a comparticipação no acesso das crianças e jovens ao Programa Municipal Férias Divertidas e a atribuição de produtos de apoio a pessoas portadores de deficiência, ou em situações de dependência.

São também medidas abrangidas pelo Fundo a comparticipação na tarifa de suspensão e reinício da ligação dos serviços de água e saneamento, comparticipações em situações pontuais excecionais, a realização de projetos-tipo para autoconstrução e a realização de projetos e acompanhamento de obras para indivíduos portadores de deficiência físico-motora, entre outras.

A Câmara de Ílhavo aprovou ainda a isenção total do Imposto Municipal sobre Imóveis por dois anos para prédios devolutos ou degradados que sejam objeto de recuperação, destinada a arrendamento.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.