Gaia pede intervenção urgente na Cerâmica das Devesas em risco de ruína

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 jan (Lusa) -- A Câmara de Gaia instou o secretário de Estado da Cultura a pronunciar-se com "urgência" sobre as medidas para salvar a Fábrica da Cerâmica das Devesas em risco de ruína e a aguardar classificação desde 1991.

Na missiva enviada terça-feira para Jorge Barreto Xavier, e a que hoje a Lusa teve acesso, o autarca Eduardo Vítor Rodrigues pede que o governante se pronuncie "com urgência sobre as medidas que devem ser adotadas no conjunto de edifícios da Antiga Cerâmica das Devesas, nomeadamente aquelas que se revelem necessárias a garantir a sua segurança e estabilidade".

O presidente da câmara solicita ainda que "sejam dadas orientações no sentido da classificação definitiva deste elemento patrimonial da maior relevância para Vila Nova de Gaia e para a indústria cerâmica portuguesa".

Cofundada em meados da década de 1860 por José Teixeira Lopes, a Fábrica de Cerâmica das Devesas terá sido uma das mais importantes do país, dominando no início do século XX a produção de azulejos, estátuas e ornamentação cerâmica, artefactos em ferro fundido, cantarias de mármore, entre outros produtos.

A história da classificação do imóvel remonta a 1985/86, tendo obtido despacho de abertura pelo então IPPAR (Instituto Português do Património Arquitetónico) em 15 de janeiro de 1991, que caducou em 29 de maio de 2013 e levou à abertura de um novo procedimento de classificação.

Vinte anos volvidos desde que a própria fábrica cessou funções, do interior do edifício (que ocupa um quarteirão mesmo junto à estação de comboios das Devesas) já pouco resta, depois de sucessivas pilhagens e vandalismo às peças, moldes, telhas e azulejos que ainda lá se encontravam.

Na carta a Barreto Xavier, Vítor Rodrigues destaca mesmo que o "estado de degradação do imóvel se tem vindo a acentuar de forma rápida e grave" e que "se continua a verificar a ocorrência de furto de materiais, designadamente vigas de ferro que integram a estrutura do imóvel".

O autarca socialista pede ainda à Direção Geral da Cultura que "determine urgentemente as medidas indispensáveis" a fim de "evitar a destruição total do edifício" e assinala que o município não pode "aceitar o ónus que possa advir do eventual desmoronamento do edifício".

"Recentemente sucedeu o desabamento parcial de uma parede com cerca de 36 metros de comprimento e apurou-se que a cobertura voltada à rua Conselheiro Veloso da Cruz se encontra em risco de desabamento e que, em caso de colapso, potenciará a ruína da parede da fachada", destaca.

Ao longo dos últimos anos a autarquia foi instando a proprietária do imóvel a realizar trabalhos de conservação e demolição mas "a adoção de quaisquer procedimentos de caráter definitivo" por parte da câmara "depende da pronúncia" da Direção Regional da Cultura "já que se encontra em curso um procedimento de classificação do imóvel identificado".

Em outubro de 2012 a Direção Geral do Património Cultural fez publicar em Diário da República o anúncio de uma proposta ao secretário de Estado da Cultura para a classificação da Fábrica de Cerâmica das Devesas como monumento de interesse público.

Durante a campanha eleitoral, Vítor Rodrigues propôs a "criação de um núcleo museológico aberto, ligado à cerâmica, fundindo a cerâmica de Valadares e a das Devesas e todo o seu espólio ligado à escultura".

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.