Autárquicas: Candidatura de Ribau (PSD/CDS) a Aveiro no Tribunal do Baixo Vouga

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 mai (Lusa) - O movimento "Revolução Branca" anunciou hoje que o Tribunal da Comarca do Baixo Vouga recebeu o procedimento cautelar interposto contra a candidatura de Ribau Esteves à Câmara de Aveiro, pela coligação PSD/CDS.

Em nota à imprensa, aquele movimento cívico dá conta de que "a Comarca do Baixo Vouga - Aveiro, recebeu liminarmente o Procedimento Cautelar instaurado, ordenando a notificação dos requeridos Interessados, PSD, CDS-PP e José Agostinho Ribau Esteves, para em 10 dias deduzirem oposição ao peticionado, nos termos da Lei".

Em causa está a interpretação da Lei de limitação dos mandatos, defendendo aquele movimento que Ribau Esteves, que é atualmente presidente da Câmara de Ílhavo, a que já não se pode recandidatar, também não se poderá submeter ao eleitorado em Aveiro.

Élio Maia, que preside ainda à Câmara de Aveiro como independente numa coligação PSD/CDS, ainda não anunciou se pretende apresentar a sua recandidatura, mesmo sem o apoio partidário, mas chamou publicamente a atenção para a possibilidade de Ribau Esteves poder não chegar a votos, por decisão judicial.

Ribau Esteves, em declarações à Lusa prestadas aquando do anúncio da sua candidatura, afirmou a convicção de que ela cumpre "todos os preceitos legais" e lembrou que, após a apresentação das listas, em caso de recurso, o Tribunal Constitucional proferirá uma decisão definitiva, num prazo de 10 dias".

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.