Monumentos e museus do Norte quase dobram número de visitas em 2014 face a 2013

Monumentos e museus do Norte quase dobram número de visitas em 2014 face a 2013
| Norte
Porto Canal

O número de visitantes nos monumentos e museus sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) quase dobrou em 2014, face ao ano anterior, passando de 669.127 para 1.004.621, informou hoje aquele organismo.

Trata-se de um crescimento que, segundo afiança a DRCN em comunicado, "é expressivo" e acompanha" a tendência verificada a nível nacional", refletindo o esforço de promoção e divulgação que tem vindo a ser desenvolvido.

"O conjunto de monumentos e museus [do Norte] recebeu um total aproximado de um milhão de visitantes, destacando-se o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques que registaram um total de 361 mil e 264 mil visitantes, respetivamente", acrescentou.

Com subida do número de visitantes igualmente expressivas encontram-se o Museu dos Biscainhos (45%), o Museu de Lamego (40%) e a Sé de Miranda do Douro (13%).

Para o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, o bom desempenho registado por parte dos museus e monumentos, no que respeita à afluência de público, resulta de "um esforço conjunto que tem vindo a ser desenvolvido pela DRCN, em articulação com os diretores dos respetivos museus e responsáveis pela gestão dos monumentos, bem como dos agentes e autarquias locais", apostados em dinamizar as localidades nortenhas.

"Ciente da importância do dinamismo cultural para as economias locais, não só do ponto de vista turístico e civilizacional, mas também no que respeita ao incremento da atividade na restauração e alojamento, a DRCN tem vindo a promover uma série de atividades e iniciativas de promoção e de divulgação dos seus museus e monumentos", acrescentou o responsável.

Por outro lado, têm sido desenvolvidos "vários projetos de conservação e restauro do património edificado, visando assegurar a preservação e valorização dos edifícios, sempre com o objetivo de os devolver às comunidades a que pertencem".

A DRCN aponta várias atividades e projetos como a Rota das Catedrais no Norte ou o espaço Património a Norte (localizado no Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia), cujo objetivo é "incrementar o aumento do número de visitantes através da recuperação e salvaguarda do património, mas também da abertura de novos canais de informação e divulgação fundamentais para atrair novos visitantes".

A DRCN desenvolve a sua atividade num território geográfico com características singulares onde, por exemplo, existem quatro locais classificados como Património Mundial pela Unesco: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.