Autarca da Póvoa de Varzim quer segunda fase do desassoreamento no porto de pesca

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim Porto, 20 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, considerou "fundamental" que no primeiro trimestre deste ano o Governo lance concurso para uma segunda fase trabalhos de desassoreamento do porto de pesca local.

O autarca afirmou que o mau tempo e o estado revolto do mar, nas últimas semanas estão a condicionar fortemente as operações em curso, anulando o trabalho feito.

"Grande parte da intervenção tem de ser refeita, porque como não se foi até ao fim, as marés vivas voltaram a depositar as areias no canal", disse hoje Aires Pereira, na sequência de uma intervenção sobre o assunto na sessão camarária de segunda-feira.

"Nos 60 dos 150 dias de trabalho programados, já foram retirados 75 mil metros cúbicos de areia, o que seria metade do previsto, mas já está tudo destruído. É uma péssima notícia, e realça necessidade de no primeiro trimestre deste ano termos novo um concurso para mais dragagens", completou o autarca da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

O presidente da Câmara Municipal considerou que "se não for feito um trabalho contínuo e com profundidade, continuará a depositar-se dinheiro sobre o problema sem o resolver".

Aires Pereira congratulou-se, ainda, com a aprovação, na passada sexta-feira, na Assembleia de República, dos projetos de resolução de PSD e CDS, que recomendam ao Governo investimentos nos portos de pesca nacionais, mas vincou que "é preciso passar do papel para o terreno".

"Fico satisfeito com que foi aprovado, mas é preciso passar do papel para o terreno. Até lá irei continuar a bater-me para que sejam repostas as condições de operacionalidade do nosso porto", afirmou o autarca.

A Assembleia da República aprovou na sexta-feira por unanimidade dois projetos de resolução do PSD e do CDS, que foram apresentados e votados em separado, recomendando ao Governo investimentos nos portos de pesca nacionais.

O projeto de resolução do PSD recomenda ao Governo que seja reforçado o investimento em obras de dragagem nos portos nacionais, destacando o caso da Póvoa do Varzim, enquanto o do CDS pede que se recomende ao executivo a apresentação de "um plano de prioridades de obras nos portos de pesca de todo o país".

Em matérias de segurança nas pescas e acesso aos portos, foram rejeitadas pelas bancadas da maioria PSD/CDS as resoluções apresentadas pelo PCP e pelo PS.

PSD e CDS rejeitaram ainda uma resolução do Bloco de Esquerda a pedir medidas que garantam "a segurança nos portos e a proteção da orla costeira".

JPYG // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.