Meios aéreos vão ajudar a combater fogo em Moimenta da Beira

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 ago (Lusa) -- O incêndio que lavra desde quinta-feira em Moimenta da Beira, distrito de Viseu, apresenta hoje uma frente ativa de difícil acesso, pelo que irá contar com a ajuda de quatro meios aéreos, disse o segundo comandante distrital dos bombeiros.

"Neste momento, o fogo possui uma frente ativa, junto ao rio Tedo, de difícil acesso e que só pode ser combatida por pessoal apeado. Estão já a caminho do local helicópteros, os meios aéreos para ajudar no combate", disse à agência Lusa Henrique Pereira.

De acordo com o segundo comandante distrital dos bombeiros de Viseu, o incêndio está a ser combatido por 400 operacionais, com o apoio de 102 veículos, dois pelotões militares, vários grupos de reforço de Coimbra, Guarda, Porto e Aveiro, dois helicópteros Kamov e dois avões anfíbios, sedeados em Vila Real.

"Estou convencido que, com o trabalho que tem sido efetuado no teatro de operações, dentro de duas ou três horas o incêndio estará dominado", indicou o segundo comandante, acrescentando que o fogo não está a pôr em causa casas nem pessoas.

Henrique Pereira adiantou que o incêndio está a afetar mato e floresta.

Na quinta-feira à noite, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, disse à Lusa que ia "começar a fazer uma avaliação dos prejuízos que ocorreram", não podendo ainda adiantar "nenhum valor" concreto.

"Posso dizer que [os prejuízos] são muito significativos, porque há uma série de culturas que foram afetadas e há algumas famílias cujos bens foram muito significativamente destruídos, até, alguns deles, completamente destruídos", descreveu.

DD (SBR) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.